Contratado como alternativa, Rafael Ramos atua em menos da metade dos jogos possíveis do Corinthians - Gazeta Esportiva
Contratado como alternativa, Rafael Ramos atua em menos da metade dos jogos possíveis do Corinthians

Contratado como alternativa, Rafael Ramos atua em menos da metade dos jogos possíveis do Corinthians

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/12/2022 às 06:00

São Paulo, SP

O lateral direito Rafael Ramos foi contratado pelo Corinthians em abril de 2022, um dos primeiros reforços pedidos pelo então técnico Vítor Pereira. O objetivo principal era de que ele suprisse possíveis ausências de Fagner, mas acabou atuando em menos jogos do que o esperado.

No total, foram 24 partidas disputadas, com 1.538 minutos em campo, em uma média de 64 minutos/jogo. Ele contabilizou uma assistência e três cartões amarelos na temporada.

Fagner, por exemplo, foi utilizado em 43 oportunidades, com 2.894 minutos em campo, em uma média de 67 minutos/jogo. O lateral sofreu com lesões durante o ano, mas nem sempre foi Rafael a substituí-lo - vale lembrar que o português não teve descanso depois da temporada europeia pelo Santa Clara.

Além de ter sido poupado em algumas oportunidades por conta dessa falta de férias, Rafael Ramos acabou se lesionando em mais de uma oportunidade, além de ter se envolvido em uma acusação de injúria racial (veja mais abaixo). No final da temporada, perdeu espaço para Bruno Méndez, que foi improvisado no setor.

O Alvinegro teve 72 partidas no ano todo, e o defensor português poderia ter participado de 56 compromissos (de abril a novembro), ou seja, com 24 disputados, ele fez 42,8% dos jogos que poderia ter participado.

Rafael está aproveitando o período de um mês de férias concedido pelo clube (de 13 de novembro a 13 de dezembro) com viagens. Em suas redes sociais, ele postou imagens em praias e "momentos de descanso após 507 dias", além do retorno para Lisboa.

E MAIS: Balanço: relembre contratações da “era Vítor Pereira” no Corinthians

Acusação de injúria racial


Outro fator muito importante que influenciou na temporada de Rafael Ramos foi a acusação de injúria racial feita por Edenilson, do Internacional, após o empate por 2 a 2, no Beira-Rio, ainda pelo primeiro turno do Brasileirão. As investigações se arrastaram por meses, até a conclusão de que o lateral não teria proferido as injúrias.

Vale mencionar que o Corinthians contratou duas perícias para provar a inocência de seu jogador - ambas afirmaram que ele não proferiu a injúria, sendo uma delas uma perícia forense. Então, em setembro, acabou absolvido por unanimidade no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Veja números* de Rafael Ramos no Brasileirão (20 jogos):


31 desarmes certos e 3 errados
7 cruzamentos certos e 33 errados
15 lançamentos certos e 34 errados
10 interceptações certas e 3 erradas
11 dribles certos e 3 errados
2 viradas de jogo certas
1 finalização certa e 4 erradas
1 assistência
11 assistências para finalização
2 defesas
68 rebatidas
21 faltas cometidas
15 faltas sofridas
18 perdas de bola

*Dados de acordo com o Footstats.

 


Conteúdo Patrocinado