Descartando sequência na seleção, Yepes quer Colômbia na semi em 2018 - Gazeta Esportiva
Descartando sequência na seleção, Yepes quer Colômbia na semi em 2018

Descartando sequência na seleção, Yepes quer Colômbia na semi em 2018

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

05/01/2015 às 13:54

São Paulo, SP


Aos 38 anos, o zagueiro Mario Yepes reconheceu que não tem mais condições de atuar pela Colômbia, seleção cujas cores defendeu desde 1999. Integrante na campanha histórica no Mundial do Brasil, quando os colombianos chegaram às quartas de final de forma inédita, Yepes admitiu que é hora de abrir espaço para os jovens e fez questão de projetar conquistas maiores para o País na próxima Copa do Mundo, com sede na Rússia, em 2018.


Um dos atletas mais experientes do elenco coordenado por José Pékerman no Brasil, ao lado do goleiro Mondragón, Yepes revelou que o planejamento da Colômbia para o Mundial da Rússia já começou há, ao menos, seis meses. “Quando terminou a Copa fui o primeiro a dizer que a Colômbia deveria se preparar para o Mundial da Rússia. Sendo objetivo, sou consciente de que não estarei neste Mundial. Por isso, me parece bom que deem oportunidades aos novos jogadores que vão chegar”, declarou o colombiano em entrevista ao jornal El Tiempo.


Atravessando um momento de despedida com a seleção colombiana, Yepes vibrou com a disputa do Mundial de Clubes, um dos únicos torneios que ainda não havia participado na carreira profissional. “[O Mundial de Clubes] era um dos pontos que me dez chegar ao San Lorenzo. Isso me permitiu fazer parte do único campeonato que não tinha disputado na minha carreira. Posso dizer que joguei tudo que poderia ter jogado”, falou o zagueiro, que ficou com o vice-campeonato mundial ao perder para o Real Madrid-ESP, na final do Mundial Interclubes disputado no Marrocos.


Deixando em aberto a participação na Copa América 2015, que será disputada no Chile, Yepes não se incomoda em ser preterido por jogadores mais jovens. “Queria estar na seleção por todos os anos, nunca direi um não, mas aceito que deem oportunidades aos jogadores que possam aproveitar coisas novas”, falou. “É claro que a gente sempre quer mais, sei que os garotos têm esse pensamento. Temos que ser conscientes de que o desafio maior é levar a Colômbia a semifinal do Mundial da Rússia, é nisso que estamos pensando”, prosseguiu o defensor veterano.


Com passagens pelo futebol europeu, defendendo times da França e da Itália, como os grandes PSG e Milan, Yepes se mostrou orgulhoso com a manutenção dos colombianos em grandes clubes da Europa, como os casos de Falcao no Manchester United, Cuadrado na Fiorentina e James Rodríguez no Real Madrid. “O crescimento está se mantendo, todos os jogadores asseguraram posições de destaque nos clubes europeus, isso me deixa orgulhoso. Todos estão conscientes do grande compromisso que há com a seleção”, reconheceu.

Com seleção fora dos planos, Yepes credita esperança aos jovens e projeta Colômbia na semi do Mundial da Rússia
Com seleção fora dos planos, Yepes credita esperança aos jovens e projeta Colômbia na semi do Mundial da Rússia - Credito: Divulgação

Conteúdo Patrocinado