Plano de voo previa saída de cidade mais próxima a Medellín, diz coronel - Gazeta Esportiva
Plano de voo previa saída de cidade mais próxima a Medellín, diz coronel

Plano de voo previa saída de cidade mais próxima a Medellín, diz coronel

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/12/2016 às 12:09 • Atualizado: 15/12/2016 às 13:10

São Paulo, SP

Segundo autoridade colombiana, voo era para ter partido em Cobija, não em Santa Cruz de la Sierra (Foto: Raul Arboleda/AFP)
Segundo autoridade colombiana, voo era para ter partido em Cobija, não em Santa Cruz de la Sierra (Foto: Raul Arboleda/AFP)


O secretário de segurança aérea da Colômbia, o coronel Freddy Bonilla, afirmou que o plano de voo apresentado pela LaMia, companhia aérea que transportava a Chapecoense para Medellín, às autoridades colombianas era distinto do enviado à Agência Nacional de Aviação da Bolívia (Aasana).

Segundo Bonilla, a LaMia enviou uma autorização de embarque, chancelada pelos órgãos bolivianos, com saída em Cobija, cidade boliviana mais próxima de Medellín, destino final do voo, do que Santa Cruz de la Sierra, de onde o avião Avro Rj85 partiu de fato.

Cobija e Medellín são separadas por 2065km, distância que se adequaria à autonomia da aeronave, que era de cerca de 3000km. O voo, contudo, saiu de Santa Cruz de la Sierra, localizada a aproximadamente 3000km de Medellín.

"À Aerocivil, a companhia aérea deu uma autorização de saída, apoiada pelas autoridades bolivianas, a partir da cidade de Cobija com destino a Rionegro (Medellín). Descobrimos que, na realidade, (o voo) veio de Santa Cruz, que é muito mais ao sul, quando o avião estava no espaço aéreo colombiano", disse Bonilla ao jornal El Tiempo.




Enquanto esperava a descida de outro avião, que havia decretado emergência para pousar em Medellín, a aeronave da LaMia foi obrigada a planar e, na terceira volta, quando já não tinha combustível suficiente para seguir viagem, caiu, vitimando 71 pessoas, sendo 19 jogadores da Chapecoense.

Segundo a legislação boliviana, o avião tinha de ter combustível para mais 30 minutos de voo, o que lhe daria a possibilidade de chegar a um aeroporto de apoio, que seria o de Bogotá. Na última quinta-feira, a LaMia teve as atividades suspensas para o início das investigações.

Conteúdo Patrocinado