Tite exalta liderança de Daniel Alves e vê Militão como zagueiro - Gazeta Esportiva
Tite exalta liderança de Daniel Alves e vê Militão como zagueiro

Tite exalta liderança de Daniel Alves e vê Militão como zagueiro

Gazeta Esportiva

Por Redação

28/02/2019 às 17:30

São Paulo, SP




Para além da convocação inédita de Vinicius Júnior, a lista divulgada por Tite nesta quinta-feira marcou o retorno do veterano Daniel Alves à Seleção Brasileira.

O atleta do Paris Saint-Germain não foi lembrado nas três convocações anteriores após a Copa do Mundo da Rússia, da qual não participou por causa de uma grave lesão no joelho direito.

Embora venha jogando mais avançado no PSG, o jogador de 35 anos ainda é visto por Tite como um lateral direito. Além da qualidade, pesou a favor de sua convocação a liderança que possui no elenco canarinho, algo valorizado pelo comandante.

“Há um aspecto técnico-tático no Dani: ele vem jogando como ala, por vezes como externo. Nós conversamos com ele e assistimos a um jogo do PSG quando lá fomos. Quero vê-lo na função de lateral, que é onde eu quero que ele possa trabalhar. Ele é um líder muito importante, tem uma capacidade de liderança, expressão anímica, de comportamento de falar, muito forte”, ressaltou.




De acordo com o preparador da Seleção Brasileira, Fábio Mahseredjian, Daniel Alves está recuperado fisicamente. Na temporada 2018/2019, o lateral disputou 18 jogos pelo PSG, sendo 13 como titular.

“Ele voltou a jogar em novembro de 2018 e, desde então, vem atuando consecutivamente. Ficou fora do banco de reservas por apenas um jogo e nós presumimos que foi para poupá-lo dessa sequência”, afirmou.

Além de Alves, Danilo foi chamado como opção para a lateral direita. Outro atleta que sabe fazer a função é Éder Militão. No planejamento de Tite, no entanto, o ex-defensor do São Paulo será utilizado como zagueiro, posição na qual atua no Porto.



“O Militão tem 25 jogos como zagueiro. Ele está se afirmando e é nossa função preparar atletas importantes para a Copa do Mundo”, projetou Tite. “E o Militão está inserido nesse aspecto. Eu o prefiro como zagueiro. Como lateral, ele vai ter dificuldade na última parte do campo, tal qual o Rogério Ceni o lançou por uma necessidade, mas em sua base foi feito como zagueiro”, elucidou.

A convocação desta quinta-feira objetivou os dois amistosos antes da lista final para a Copa América. Em 23 de março, o Brasil encara o Panamá, na cidade do Porto. Três dias depois, o adversário será a República Tcheca, em Praga.

Conteúdo Patrocinado