Seleção destaca jogo coletivo “muito forte” como principal arma do Chile - Gazeta Esportiva
Seleção destaca jogo coletivo “muito forte” como principal arma do Chile

Seleção destaca jogo coletivo “muito forte” como principal arma do Chile

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/10/2015 às 16:56

São Paulo, SP

Dupla que deu entrevista coletiva nesta terça alerta para a forte marcação chilena (Foto: Leo Correa/Mowa Press)
Dupla que deu entrevista coletiva nesta terça alerta para a forte marcação chilena (Foto: Leo Correa/Mowa Press)


Visitar o campeão da Copa América logo na estreia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 não é um desafio dos mais simples. Destacados nesta terça-feira para tratar sobre a partida contra o Chile, o volante Fernandinho e o atacante Ricardo Oliveira pediram a Seleção Brasileira extremamente cuidadosa no Estádio Nacional de Santiago.

“Destaco a saída de bola em velocidade”, começa Fernandinho, resumindo os pontos que a Seleção Brasileira deve avaliar para o duelo desta quinta-feira. “Os zagueiros deles são bem rápidos, avançam a marcação e deixam alguns espaços que poderemos explorar. O meio-campo dá pouco espaço para trabalhar a bola e o ataque, com Alexis Sánchez, com certeza pode fazer a diferença.”

Concentrando a marcação em uma faixa de campo, o Chile escolhe povoar o meio-campo para reduzir espaço para passes curtos do adversário. “São jogadores rápidos, velozes. Eles procuram fazer uma marcação alta para pressionar os zagueiros (adversários)”, analisa o volante.

Foi neste estilo que a seleção chilena venceu a Copa América de forma invicta há três meses, e o padrão criado pelo técnico Jorge Sampaoli não será mudado na estreia nas Eliminatórias. “O Chile tem um trabalho coletivo muito forte”, entende Ricardo Oliveira, que vê o sistema de marcação da Roja similar ao da Seleção Brasileira.

“Atualmente, no futebol mundial, todos que não têm a bola têm que apertar, marcar. Ambas as seleções trabalham muito sem a bola, mas especialmente o Chile. Então temos que procurar explorar nossas individualidades”, explica.

Toda a marcação chilena será colocada à prova a partir das 20h30 (de Brasília) desta quinta-feira, no Estádio Nacional, em Santiago. O duelo vale pela primeira das 18 rodadas das Eliminatórias que definirão os quatro classificados sul-americanos à Copa do Mundo de 2018, além de um lugar na repescagem.

Conteúdo Patrocinado