Brasil reforça preocupação com falta de entrosamento e falhas na defesa - Gazeta Esportiva
Brasil reforça preocupação com falta de entrosamento e falhas na defesa

Brasil reforça preocupação com falta de entrosamento e falhas na defesa

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/03/2016 às 08:30

São Paulo, SP

Dunga tem ao menos dois grandes problemas para corrigir com urgência na Seleção (Foto: Pablo Burgos/AFP)
Dunga tem ao menos dois grandes problemas para corrigir com urgência na Seleção (Foto: Pablo Burgos/AFP)


Por mais que o clima entre os jogadores tenha sido de satisfação após o empate por 2 a 2 com o Paraguai, o Brasil tem diante de si dois problemas que precisam ser corrigidos com urgência pelo técnico Dunga. As seguidas falhas no setor defensivo e a falta de entrosamento no meio-campo preocupam os jogadores e, principalmente, a torcida.

Como as Eliminatórias à Copa do Mundo de 2018 só voltarão a ser disputadas em setembro, os ajustes terão de ser feitos na Copa América Centenário. O torneio festivo, que será realizado em junho nos Estados Unidos, surge como uma oportunidade para Dunga testar novas alternativas de jogo para a Seleção. O técnico, no entanto, não deverá contar com todos os principais selecionáveis, pois depende da liberação dos clubes para confirmar as convocações.

"O entrosamento é complicado para os jogadores, porque não temos muito tempo para treinar. Chegamos aqui com pouquíssimo tempo para encontrar um padrão de jogo. É difícil. O Dunga está procurando fazer isso com trabalhos mais táticos para entender melhor o estilo de jogo e para preparar o time com base nos adversários que nós vamos enfrentar. Mas nós estamos fazendo o que podemos. O Dunga está fazendo o que pode", afirmou o centroavante Ricardo Oliveira, autor do primeiro gol da partida.

Aliado à falta de entrosamento, o tempo curto de trabalho dificulta a correção de erros no campo defensivo. O setor, o mais criticado da Seleção, já sofreu oito gols nessas Eliminatórias. Entre os descontentes com as atuações está o goleiro Alisson, que chegou a distribuir broncas durante o jogo. "Não estava desesperado, mas foi minha tentativa de chamar a atenção [dos zagueiros]. O goleiro tem que ser comunicativo, dentro de campo não dá para pedir por favor. É preciso ser mais ríspido. Temos pouco tempo para trabalhar, então precisamos analisar jogo a jogo para ter o menor número de erros possíveis quando estivermos em campo", afirmou.

Alisson também lamentou a sexta colocação do Brasil na tabela de classificação. Com nove pontos, a Seleção foi ultrapassada por outros rivais e deixou a zona que garante vaga na próxima Copa do Mundo. "Isso é muito ruim para nós e para todos os brasileiros. É ruim estar atrás. Mas temos que analisar os números. Tudo está muito embolado nesse momento. É uma pena ficar tanto tempo sem jogar pelas Eliminatórias. Mas temos que focar e representar a Seleção da melhor forma possível", finalizou o goleiro.

Conteúdo Patrocinado