César Menotti, técnico da Argentina em 1978, morre aos 85 anos - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Campeão mundial pela Argentina em 1978, César Menotti morre aos 85 anos

Campeão mundial pela Argentina em 1978, César Menotti morre aos 85 anos

Gazeta Esportiva

Por AFP

05/05/2024 às 16:50 • Atualizado: 05/05/2024 às 18:27

São Paulo, SP

César Luis Menotti, técnico da Argentina campeão mundial em 1978 e figura central do futebol do país, morreu aos 85 anos, informou neste domingo a Federação Argentina de Futebol (AFA) em sua conta oficial no X.

"A Federação Argentina de Futebol lamenta informar com grande tristeza a morte de César Luis Menotti, atual diretor de Seleções Nacionais e ex-técnico campeão mundial da Argentina", disse o comunicado



Nascido na cidade de Rosário, Menotti foi jogador na década de 1960 passando por clubes como Rosário Central, Racing, Boca Juniors e o Santos de Pelé. Depois se destacou como técnico, se sagrando campeão pelo Huracán (em 1973) antes de comandar a seleção argentina, onde, além de conquistar o mundial em 1978 e dirigi-la na Copa de 1982, é reconhecido como pioneiro na profissionalização da equipe.

Como diretor das seleções da AFA, tinha um relacionamento muito bom com Lionel Scaloni, técnico que conquistou o tri mundial na Copa do Catar, em 2022.

O mundo futebolístico recebeu com dor a notícia da morte de um dos defensores do futebol romântico.

 Reconhecimento


No intervalo da final da liga argentina entre Estudiantes e Vélez neste domingo, sua morte foi anunciada e os torcedores que lotaram as arquibancadas do estádio Santiago del Estero realizaram uma salva de palmas.



Por sua vez, o presidente argentino, Javier Milei, manifestou em sua conta no X sua "profunda dor pela partida do líder de um grupo que deu uma das maiores alegrias ao país".

O Barcelona, clube com o qual conquistou três títulos como treinador entre 1982 e 1983, e no qual treinou Diego Maradona, publicou no X: "O FC Barcelona quer expressar as suas condolências pela morte do ex-treinador do clube, César Luis Menotti. Descanse em paz".

O Atlético de Madrid também se manifestou em sua conta: "A família atlética está de luto pela morte de César Luis Menotti, treinador do nosso clube na temporada 1987/88 e lenda do futebol".

A Federação Espanhola de Futebol expressou "as condolências a todo o futebol argentino e a todos aqueles que desfrutaram da sua passagem pelo futebol espanhol.

Direitos humanos e Maradona


O título da Copa do Mundo de 1978 deixou um estigma pairando sobre ele. Foi conquistado em meio a uma ditadura com 30 mil desaparecidos, segundo entidades humanitárias.

Menotti disse uma vez: "Fui usado, é claro. Ninguém poderia imaginar que pessoas fossem jogadas no oceano". Ele não pôde evitar as críticas.

Outra crítica, mas futebolística, foi não ter convocado Maradona, então com 17 anos, para a seleção daquela Copa do Mundo. O astro ficou de fora da lista final.

"El Flaco" teve uma influência decisiva no futebol argentino nos últimos 40 anos em meio a uma extensa polêmica com Carlos Bilardo, técnico campeão mundial na Copa do México, em 1986, que pregava um futebol pragmático.

Conteúdo Patrocinado