Tóquio anuncia novo projeto de estádio olímpico para 2020 - Gazeta Esportiva
Tóquio anuncia novo projeto de estádio olímpico para 2020

Tóquio anuncia novo projeto de estádio olímpico para 2020

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/12/2015 às 07:59 • Atualizado: 22/12/2015 às 08:02

São Paulo, SP

O projeto do novo estádio olímpica foi elaborado pelo arquiteto Kengo Kuma (Foto: JAPAN SPORT COUNCIL/AFP)
O projeto do novo estádio olímpica foi elaborado pelo arquiteto Kengo Kuma (Foto: JAPAN SPORT COUNCIL/AFP)


O Japão anunciou nesta terça-feira o novo estádio olímpico de Tóquio 2020. Após o primeiro projeto ser cancelado pelo alto custo das obras, as autoridades locais já definiram o novo centro esportivo que abrigará as cerimônias de abertura, encerramento, além das provas de atletismo.

Elaborado pelo arquiteto Zaha Hadid, o antigo estádio olímpico exigia gastos que o fariam ser a estrutura esportiva mais cara do mundo. Os crescentes custos também contribuíram para que um outro centro esportivo fosse criado, este com um valor mais ‘barato’. Kengo Kuma é o arquiteto responsável pelo projeto escolhido avaliado em R$ 4,7 bilhões.

“Acredito que é um plano magnífico que cumpre com os critérios de custo e prazo”, disse o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, após a reunião que decidiu o novo estádio olímpico para 2020. “Vamos fazer com que este estádio seja o mais acessível para todos os públicos e uma forte inspiração para o resto do mundo”, completou.

Já os responsáveis pelo projeto declararam que a obra terá característica ecológicas, integrando a natureza entre a construção, além de algumas características que lembram a cultura japonesa. “É o estádio das árvores e das zonas verdes, dentro de uma área de bosques, pensado para ser um espaço de convivência para todos”.

Depois do escândalo envolvendo o caro projeto de Zaha Hadid, que causou até a renúncia do Ministro dos Esportes japonês, Hakubun Shimomura, o novo estádio parece estar, enfim, definido. A construção terá 49,2 metros de altura, 20 a menos que o antigo, que iria alterar o horizonte arquitetônico da cidade. O prazo para a finalização das obras é janeiro de 2020, porém a organização espera que tudo esteja pronto em novembro de 2019.

Conteúdo Patrocinado