Tenista acerta bolada em juiz e Canadá perde para Grã-Bretanha na Davis - Gazeta Esportiva
Tenista acerta bolada em juiz e Canadá perde para Grã-Bretanha na Davis

Tenista acerta bolada em juiz e Canadá perde para Grã-Bretanha na Davis

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/02/2017 às 10:42 • Atualizado: 06/02/2017 às 11:18

São Paulo, SP

A Grã-Bretanha avançou para a próxima fase da Copa Davis após uma situação curiosa. Disputando a quinta e decisiva partida contra o Canadá, a equipe britânica se classificou prematuramente depois que Denis Shapovalov, jovem de 17 anos, acertou uma bolada no juiz da partida e foi desclassificado.

Com dois sets a zero no placar e 2/1 na terceira parcial para o britânico Kyle Edmund, Denis se descontrolou após cometer um erro e bateu uma bola para o lado, acertando o árbitro principal Arnaud Gabas, que decretou a desclassificação do tenista e a consequente vitória da Grã-Bretanha.

OTTAWA, ON - FEBRUARY 5: Chair umpire Arnaud Gabas reacts to getting hit in the eye with a ball hit by Denis Shapovalov of Canada during the singles match between Kyle Edmund of Great Britain on day three of the Davis Cup World Group tie between Great Britain and Canada at TD Place Arena on February 5, 2017 in Ottawa, Ontario, Canada.   Andre Ringuette/Getty Images for LTA/AFP
Bolada acertou diretamente o olho do juiz Arnaud Gabas (Foto: Andre Ringuette/AFP)


“Gostaria de me desculpar com o árbitro da ITF. Me desculpei diretamente para ele. Por sorte ele está bem, mas foi um ato inaceitável da minha parte. Me sinto muito envergonhado, horrível por desapontar meu time e meu país e agir de uma maneira que nunca quis agir. Posso prometer que esta é a última vez que farei alguma coisa como essa. Tive muita sorte que o juiz está bem”, afirmou Shapovalov após a partida.

Na primeira partida do dia, Vasek Pospisil venceu Dan Evans por 3 sets a 1 – 7/6 (3), 6/4, 3/6 e 7/6 (5) – e empatou o confronto para o Canadá. O tenista conquistou sua segunda vitória no confronto, já que venceu Kyle Edmund na primeira partida.

“Não vi o que aconteceu, o game havia acabado e virei para o banco. Ouvi a torcida ficar quieta do nada e sabia que tinha acontecido algo. Olhei para o juiz para ver o que aconteceu e ele estava no meio daquilo. Espero que ele esteja bem. A prioridade é que não tenha dano. É uma pena, essa é a verdade”, afirmou o capitão canadense, Martin Laurendeau.

A Grã-Bretanha saiu na frente no confronto após Daniel Evans bater Shapovalov no primeiro confronto por 3 a 0. Pospisil, então, venceu Edmund e empatou o placar. Nas duplas, Jamie Murray e Dominic Inglot garantiram nova vantagem para os britânicos até Vasek salvar novamente os norte-americanos com a vitória sobre Evans.

000_lf9nk
Shapovalov ficou muito frustrado com seu próprio descontrole (Foto: Lars Hagberg/AFP)


“A primeira coisa que me vem à cabeça é que sempre há uma lição nos bons e maus momentos. Se você quer competir nesse nível você tem que manter o controle emocional. É apenas uma partida de tênis”, completou Laurendeau.

O final curioso pegou de surpresa até mesmo Edmund, que dominava o confronto desde o primeiro set. “Foi um jeito estranho de terminar. Nunca pensei que ganharia assim. Eu tinha vantagem no papel, mas jogamos na quadra”, afirmou o tenista.

Pelo grupo principal da Davis, a Grã-Bretanha se juntou aos já classificados Bélgica, França, Austrália, Sérvia, Estados Unidos e Espanha. Apenas o confronto entre Argentina, atual campeã, e Itália (2 a 2) segue sem uma definição.

Conteúdo Patrocinado