Trunfo de Cuca, Thiago Santos cresce e vira novo cão de guarda do Verdão - Gazeta Esportiva
Trunfo de Cuca, Thiago Santos cresce e vira novo cão de guarda do Verdão

Trunfo de Cuca, Thiago Santos cresce e vira novo cão de guarda do Verdão

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/11/2016 às 08:07

São Paulo, SP

(Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Thiago Santos virou uma espécie de 12º jogador no time comandado por Cuca (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


O volante Gabriel recebeu da torcida do Palmeiras o apelido de 'Pitbull' por conta da entrega dentro de campo. Mas outro jogador vem merecendo a alcunha de 'cão de guarda' na equipe. Considerado pelo técnico Cuca uma espécie de 12º jogador, Thiago Santos cresceu de produção e tem se destacado nas últimas rodadas do Brasileirão.

O volante voltou à titularidade na vitória por 1 a 0 contra o Inter, no último domingo, devido à suspensão do meia Moisés. Cuca optou por escalar Cleiton Xavier na armação das jogadas e por tirar Fabiano, o que reconduziu Jean à lateral direita. Como protetor da zaga, Thiago Santos sobrou diante dos marcadores colorados.

Em um lance crucial, aos oito minutos do segundo tempo, o volante atrapalhou Anderson e impediu o jogador do Inter de finalizar de frente para o gol de Jailson. Extenuado, Thiago Santos foi substituído aos 36 da etapa complementar por Gabriel. O jogador teve o nome gritado pelos torcedores ao deixar o gramado.

O bom desempenho na defesa não é de hoje. Thiago Santos participou de 11 dos 15 jogos que o Palmeiras fez no segundo turno. Embora tenha começado como titular em só quatro partidas, o volante é frequentemente acionado por Cuca para dar maior consistência ao setor defensivo em momentos de dificuldade.

O jogador Thiago Santos, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Anderson, do SC Internacional, durante partida válida pela trigésima quarta rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na Arena Allianz Parque.
A entrega de Thiago Santos foi valorizada pela torcida, que gritou seu nome contra o Inter (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)


Prova da importância adquirida pelo jogador é o número de desarmes feitos pelo atleta em todo o Brasileirão. O volante já roubou 54 bolas - mesma quantidade de Zé Roberto - e só perde no quesito para Moisés. Segundo o site Footstats, o camisa 28 praticou 67 desarmes na competição.

Os números são condizentes com o discurso empregado por Thiago Santos em sua chegada ao Palmeiras. Ele foi contratado do América-MG após Gabriel sofrer uma grave lesão no joelho, no ano passado, e disse que não seria um "tapa-buraco" no elenco. O jogador, no entanto, custou a apresentar boas atuações com Marcelo Oliveira e só ganhou o respaldo da torcida durante o Brasileirão deste ano, já sob o comando de Cuca.

Com contrato até o final de 2018, Thiago Santos possivelmente fará parte do planejamento palmeirense para a disputa da Copa Libertadores. A importância do volante no elenco poderá crescer se Gabriel não tiver o vínculo renovado para o próximo ano. O 'Pitbull' tem um acerto verbal com a diretoria, mas as negociações estão travadas devido à disputa do título brasileiro.

Além do foco nas últimas quatro rodadas do campeonato, o Verdão sofre com indefinições na diretoria e no corpo técnico. Maurício Galiotte substituirá Paulo Nobre na presidência e, apesar de simbolizar a continuidade da atual gestão, ainda não se manifestou sobre as renovações de Cuca e dos jogadores com contrato até o final do ano.


Conteúdo Patrocinado