Documentário faz novas denúncias sobre doping na Rússia; Wada promete investigar - Gazeta Esportiva
Documentário faz novas denúncias sobre doping na Rússia; Wada promete investigar

Documentário faz novas denúncias sobre doping na Rússia; Wada promete investigar

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/03/2016 às 19:20

São Paulo, SP

O escândalo de doping na Rússia ganhou mais um capítulo com a divulgação de documentário pela RDA, emissora de televisão alemã. A exibição alega que atletas foram avisados sobre os testes por um membro da Agência Antidoping da Rússia (Rusada) e que um indivíduo ligado à Federação Russa de Atletismo (Araf) estava fornecendo substâncias proibidas. Além disso, um dos treinadores suspensos estaria trabalhando, apesar da proibição.

“A Agência Mundial Antidoping (Wada) viu e está abalada pelas revelações do documentário exibido neste domingo, sugerindo negligência de membros envolvidos no sistema antidoping da Rússia. A Wada irá verificar essas alegações e buscar a confirmação depois da colheita de provas”, afirmou a agência em nota oficial.

Craig Reedie, presidente da Wada, lamentou as alegações do documentário alemão (Foto: AFP)
Craig Reedie, presidente da Wada, lamentou as alegações do documentário alemão (Foto: AFP)


Craig Reedie, presidente da Wada, lamentou os fatos exibidos no documentário. “Num momento em que a confiança no esporte é mínima, as afirmações farão pouco para reforçar a confiança no sistema antidoping da Rússia quando os atletas limpos mais precisam disso”, disse.

“As alegações sugerem que ainda há bastante trabalho a ser feito na Rússia e que vamos precisar da cooperação plena das autoridades do país para reverter a situação”, completou.

Reedie ainda enfatizou que a Wada agirá efetivamente para investigar as denúncias. “Eu não hesitarei em agir rapidamente para garantir que quaisquer violações das regras sejam tratadas de modo severo. Uma ação forte e decisiva por parte de todas as autoridades é fundamental para que os atletas limpos e o público em geral mantenham a crença na integridade do esporte”, finalizou.

Conteúdo Patrocinado