Seul oficializa intenção de sediar os Jogos Olímpicos de 2032 com Pyongyang - Gazeta Esportiva
Seul oficializa intenção de sediar os Jogos Olímpicos de 2032 com Pyongyang

Seul oficializa intenção de sediar os Jogos Olímpicos de 2032 com Pyongyang

Gazeta Esportiva

Por AFP

01/04/2021 às 13:24

São Paulo, SP

A capital da Coreia do Sul, Seul, notificou formalmente nesta quinta-feira o Comitê Olímpico Internacional (COI) de seu desejo de co-sediar as Olimpíadas de 2032 com Pyongyang, a capital da Coreia do Norte, informou a agência de imprensa sul-coreana Yonhap.

O COI declarou em fevereiro Brisbane, na Austrália, como candidata preferencial para a organização dos Jogos de 2032, anunciando que haveria um "diálogo" com a candidatura daquela cidade. 

O governo municipal de Seul pediu nesta quinta ao órgão olímpico que reconsiderasse a oferta das duas Coreias para sediar os Jogos daquele ano, o que foi discutido em uma cúpula entre o presidente sul-coreano Moon Jae-in e o líder norte-coreano Kim Jong Un em setembro de 2018, de acordo com Yonhap.

A candidatura conjunta Seul-Pyongyang enfatiza a construção da paz que simboliza, bem como a "combinação de tecnologia de ponta e cultura coreana", explicou a agência de notícias.

A Coreia do Norte não comentou publicamente a candidatura, que surge em um contexto de relações muito frias com seu vizinho do Sul.

Os dois países não mantém discussões oficiais há dois anos. 

A Coreia do Sul sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1988 e os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang em 2018.

Na última ocasião, as delegações das duas Coreias desfilaram sob uma única bandeira.

A Coreia do Norte nunca sediou um evento olímpico.

Conteúdo Patrocinado