FIA anuncia aumento no peso mínimo para os carros da Fórmula 1 - Gazeta Esportiva
FIA anuncia aumento no peso mínimo para os carros da Fórmula 1

FIA anuncia aumento no peso mínimo para os carros da Fórmula 1

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/02/2017 às 16:23 • Atualizado: 02/02/2017 às 16:42

São Paulo, SP

As mudanças na Fórmula 1 definitivamente não ficaram apenas no âmbito administrativo em 2017. Depois de algumas alterações nos pneus e na carroceria, a Federação Internacional de Automobilismo anunciou nesta quinta-feira o aumento do peso mínimo dos veículos da categoria.

Com a nova determinação da FIA, os carros - sem combustível, com pneus de solo seco e com o piloto a bordo - tem que pesar pelo menos 728 kg. Antes da novidade, o peso mínimo era de 702 kg.

Leia mais:

Vandoorne não quer focar em competição interna com Alonso

Mercedes divulga vídeo com ronco do motor do carro de 2017

Potência motora e aerodinâmica e maior superfície de contato desequilibram e velocidade supera o peso (Foto: AFP)
Potência motora e aerodinâmica e maior superfície de contato desequilibram e velocidade supera o peso (Foto: AFP)


O aumento no peso é explicado pelos volumes adicionais provenientes tanto do aumento da carroceria quanto da quantidade máxima de combustíveis, que necessita um tanque maior. Outro fator que acarretou a mudança foi o aumento dos pneus, maiores e mais volumosos e que passarão a ter uma superfície de contato 25% maior com a pista.

A alteração no peso, no entanto, não deixará os carros mais lentos. Pelo contrário. As próprias montadoras apontaram que, mesmo mais pesados, os veículos conseguiram ganhar pelo menos cinco segundos de vantagem por volta.

O estranho contraponto velocidade-peso foi superado pela potência motora e pelas melhorias na parte aerodinâmica. A largura dos pneus propiciam maior tração e, portanto, também acaba sendo responsável por deixar os carros mais rápidos.

Conteúdo Patrocinado