Bruno Covas discorda de cancelamento do GP do Brasil, mas respeita decisão da F1 - Gazeta Esportiva
Bruno Covas discorda de cancelamento do GP do Brasil, mas respeita decisão da F1

Bruno Covas discorda de cancelamento do GP do Brasil, mas respeita decisão da F1

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/07/2020 às 14:23 • Atualizado: 24/07/2020 às 14:23

São Paulo, SP

Nesta sexta-feira, a Fórmula 1 anunciou que o Grande Prêmio do Brasil foi cancelado em 2020 por conta dos impactos da pandemia do coronavírus no país. Também foram suspensos os GPs de Estados Unidos, México e Canadá pelas mesmas razões.

O prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB) falou em coletiva sobre o cancelamento da prova. Segundo ele, a prefeitura enviou tudo o que foi necessário para comprovar que seria possível receber a etapa em Interlagos ainda neste ano, mas respeitou a decisão adotada pela F1.

Bruno Covas lamentou o cancelamento do Grande Prêmio do Brasil (Foto: Divulgação/Instagram)


"Ao longo das últimas semanas, enviamos todos os dados para organização do evento mostrando que a realidade da cidade de São Paulo é diferente da realidade brasileira. A projeção mostra que em novembro nós estaremos em situação bem melhor do que estavam países europeus que já tiveram provas agora", declarou Covas.

"Destacamos que as autoridades sanitárias do Estado e município desenvolveram um protocolo para realização de eventos automobilísticos. Não há proibição da realização em São Paulo, desde que seja sem público. Fomos notificamos da decisão, é uma decisão que afeta toda a América, então a respeitamos. Continuamos as tratativas para a prorrogação do contrato a partir do ano que vem", completou.

O contrato com São Paulo se encerra ao final deste ano e ainda não foi renovado, o que pode fazer com que a prova fique de fora do calendário da Fórmula 1 nos próximos anos. No Rio de Janeiro, local que pode substituí-la, as obras para um novo circuito ainda não começaram.

A etapa do Brasil é realizada em Interlagos desde 1990 (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


A suspensão faz com que o GP do Brasil deixe de ser realizada na principal categoria do automobilismo mundial após 47 anos. A primeira edição aconteceu em 1972 como um evento teste, mas já passou a valer pontos a partir do ano seguinte.

Entre 1973 e 1977, a prova foi disputada em Interlagos, no Estado de São Paulo, porém foi para o Rio de Janeiro em 1978. Em 1979 e 1980, o GP voltou a ter sede paulista, mas retornou ao Rio entre 1981 e 1989. Foi só a partir de 1990 que a etapa passou a ser realizada novamente em Interlagos até os dias atuais.

Com o anúncio, a Fórmula 1 chega ao total de 11 corridas canceladas entre 22 previstas para a temporada: Austrália, Holanda, Mônaco, França, Canadá, Azerbaijão, Singapura, Japão, EUA, México e Brasil.

Conteúdo Patrocinado