Minas passa sufoco, mas supera reação do Praia para vencer primeira final - Gazeta Esportiva
Minas passa sufoco, mas supera reação do Praia para vencer primeira final

Minas passa sufoco, mas supera reação do Praia para vencer primeira final

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/04/2019 às 13:49 • Atualizado: 21/04/2019 às 14:00

São Paulo, SP

Com roteiro espetacular, o primeiro jogo da final da Superliga Feminina já mostrou que a primeira decisão entre dois times mineiros da competição será histórica. Com o Mineirinho lotado, o Minas recebeu o Praia Clube e venceu por 3 sets a 2, com parciais de 28/26, 25/22, 17/25, 17/25 e 15/, saindo na frente na corrida pelo título. O segundo jogo acontece na sexta-feira, às 21h30, em Uberlândia.

Essa é a quarta final entre os dois times na temporada, que já decidiram Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Sul-Americano. Todas as competições foram vencidas pelo Minas, que tenta manter a freguesia do rival. Já o Praia defende o título da Superliga e tenta quebrar o tabu contra o time da capital, que segue engasgado.

Em um jogo de momentos, o Minas venceu os dois primeiros sets e parecia caminhar para uma vitória tranquila. Mas o Praia não se entregou e reagiu bem, dominando as donas da casa nos dois sets seguintes e forçando o set desempate. No entanto, o time de Uberlândia não confirmou a reação e teve uma atuação bem abaixo da apresentada até então, perdendo o jogo, que força o time a vencer na sexta, para ainda sonhar com título.

Minas quase viu o Praia virar o jogo, mas venceu o primeiro jogo (Foto: Divulgação)


O jogo

Apesar do Praia Clube começar com um pouco mais de intensidade, o time do interior ficou com a liderança por pouco tempo. Logo o Minas empatou e os times alternaram os pontos, para depois, as donas da casa tomarem a frente, mas sem conseguir desgarrar no placar. Quando as anfitriãs abriam dois pontos, o Praia corria atrás para voltar a igualdade. Foi já nos pontos finais que o Praia passou a frente e chegou a ter o set point. Foi nesse momento que o Praia sofreu um golpe, ao perder Fernanda Garay, que torceu o pé em um lance e teve que deixar o jogo. O Minas aproveitou o momento delicado do outro lado da quadra e conseguiu virar o jogo para ganhar o set inicial.

Mesmo com o Minas mantendo a liderança no começo do set, o Praia se mantinha próximo e sempre encostando no placar, deixando a disputa equilibrada. Perto da metade da parcial, as visitantes, lideradas por Fabiana, conseguiram a virada, que durou pouco tempo, com o Minas voltando a ficar na frente alguns pontos depois. Administrando bem e sem deixar o Praia ameaçar sua liderança, o time de BH conseguiu fechar mais um set.

Precisando de mais um set, o Minas saiu na frente, mas o Praia voltou para a quadra com uma intensidade mais alta do que nas parciais anteriores. O time de Uberlândia logo passou a frente e foi aos poucos abrindo uma vantagem que ainda não tinha conquistado durante a partida. Com a defesa funcionando bem, as visitantes foram administrando a margem e errando pouco, conseguindo segurar o ímpeto do Minas, para caminhar para descontar, vencer o set e se manter vivas no jogo.

Com a confiança renovada, o Praia seguiu com um ritmo elevado no quarto set, abrindo uma diferença considerável logo no começo. Com a americana Fawcett inspirada, as visitantes cresceram muito, enquanto o Minas não mostrava reação e via tudo dar certo para as adversárias, a pequena torcida visitante cantava mais alto no Mineirinho. Sem muita resistência, o Praia ganhou o segundo set seguido e forçou o tie-break, com o momento positivo a favor.

Apesar de vir embalado, o Praia teve dificuldades no início do set desempate. O minas, aproveitou os erros do adversário e já abriu seis pontos de frente. Se antes, tudo dava certo para o time de Uberlândia, no momento mais decisivo, as visitantes não conseguiam encaixar nenhum ataque e todas as tentativas do Minas tinham sucesso. Sem resistências, as donas da casa foram tranquilas, com uma vantagem confortável para a vitória.

Conteúdo Patrocinado