Xará de Feijão bate Thiem e encara Raonic na final em São Petesburgo - Gazeta Esportiva
Xará de Feijão bate Thiem e encara Raonic na final em São Petesburgo

Xará de Feijão bate Thiem e encara Raonic na final em São Petesburgo

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/09/2015 às 16:24

São Paulo, SP

Xará do brasileiro Feijão, o português João Sousa superou o favoritismo do austríaco Dominic Thiem para chegar à final do ATP de São Petesburgo, na Rússia. Número 53 do mundo, o luso levou 1h40 para bater o cabeça de chave 3 em sets diretos, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-5), e chegar à quinta final da carreira no circuito profissional.

João Sousa dominou Thiem desde o início e quebrou seus dois primeiros serviços. O 21º do mundo reagiu e devolveu a quebra no sexto game (4/2). Sousa soube administrar a vantagem, salvou um break point no décimo game e fechou a primeira parcial.
Após uma quebra para cada lado no segundo set, o jogo foi para o tiebreak. Sousa conquistou três mini breaks contra dois do adversário e decretou a classificação. Apesar da derrota, Thiem sacou melhor e anotou 11 aces.

João Sousa vai enfrentar Thiem em busca do segundo título da carreira (foto: ATP)
João Sousa vai enfrentar Milos Raonic em busca do segundo título da carreira (foto: ATP)


“É bom estar em outra decisão. É para isso que eu trabalho, por vitórias como essa, contra um bom jogador. Eu já havia jogado com ele três vezes e perdido as três. Mudei um pouco minha tática, aprendi muito com as partidas anteriores. Então foi uma grande vitória, uma boa partida do ponto de vista mental. Estou muito feliz”, festejou Sousa.

Embora tenha chegado à decisão de cinco competições da ATP, João só conquistou o troféu uma vez, no piso rápido de Kuala Lumpur, na Malásia, em 2013. Em maio deste ano, caiu para o brasileiro Thomaz Bellucci (30º) na final em Genebra, na Suíça.

Na tentativa de lutar contra o retrospecto negativo, João encara o canadense Milos Raonic. Nono melhor do mundo e dono de seis títulos da ATP, Raonic se classificou ao derrotar o espanhol Roberto Bautista-Agut por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6 (7-2) após 1h30 de embate.

A final do ATP de São Petesburgo, que voltou ao calendário nesta temporada após um ano de pausa, será disputada no domingo, às 10h (de Brasília). Nos dois confrontos anteriores entre os finalistas, o canadense levou a melhor. O último encontro foi na segunda rodada do Masters 1000 de Monte Carlo, disputado no saibro em abril deste ano.

Conteúdo Patrocinado