Apostas Agenda
Imagem ilustrativa para a matéria
Foto: Frederic J. BROWN / AFP

Torneios de Grand Slam decidem unificar super tie-break no 5º set

Gazeta Esportiva

Por AFP

São Paulo, SP
Os quatro torneios de Grand Slam optaram por unificar sua forma de decidir os jogos de cinco sets, instaurando todos em 2022 o super tie-break (10 pontos ganhos com diferença mínima de dois), em caso de empate em 6 a 6 no quinto set.

“Os Grand Slams querem fazer a experiência durante uma temporada completa, após consultar a WTA [circuito feminino], a ATP [masculino] e a ITF [Federação Internacional de Tênis]”, informaram em comunicado conjunto os organizadores dos quatro majors (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open).

Novak Djokovic conquistou o último torneio simples masculino de Roland Garros (Foto: Kahim Sahib/AFP)



“Os puristas podem estar decepcionados, mas nós estamos orgulhosos por estarmos alinhados com os outros três Grand Slams”, disse a diretora de Roland Garros, Amélie Mauresmo.

Nas últimas temporadas, o Aberto da França era o único a deixar as partidas prosseguirem até que um jogador vencesse o último set com dois games de vantagem.

O Aberto da Austrália já contava com o super tie-break com 6 a 6 no quinto set. Wimbledon também tinha um super tie-break, mas com empate em 12 games. Já no US Open, os jogos eram decididos em um tie-break normal com 6 a 6 no quinto set.

Daniil Medvedev, por sua vez, foi campeão do último US Open (Foto: William West/AFP)



“A ideia é também dar mais satisfação aos fãs que amam este momento decisivo e cheio de suspense ao final da partida. Em termos de programação, dá mais visibilidade, em particular para a televisão, embora globalmente seja uma porcentagem muito pequena de partidas afetadas”, acrescentou Mauresmo.

Conteúdo Patrocinado