Surfista Filipe Toledo decide interromper carreira para tratar saúde mental - Gazeta Esportiva
Surfista Filipe Toledo decide interromper carreira para tratar saúde mental

Surfista Filipe Toledo decide interromper carreira para tratar saúde mental

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/02/2024 às 21:39

São Paulo, SP

Atual bicampeão mundial, o surfista Filipe Toledo anunciou neste domingo sua retirada do restante do World Surf League Championship Tour. Ele decidiu interromper a carreira para tratar a saúde mental e retornará em 2025 com um convite da WSL para a primeira metade da temporada. O brasileiro nem vai defender o título no Hurley Pro Sunset Beach.

“Esta decisão tem sido muito difícil e foi tomada depois de dias de discussão com as pessoas mais próximas de mim. A WSL tem me apoiado bastante e fico muito grato por terem me concedido o wildcard (convite) para o início da temporada de 2025. Estou comprometido em voltar melhor do que nunca”, declarou.

“Sempre fui muito honesto sobre alguns dos meus desafios, não apenas com as lesões, mas também com a questão da saúde mental. Competir no mais alto nível na última década teve um impacto negativo sobre mim e necessito, agora, de uma pausa para me recuperar para o próximo capítulo da minha carreira”, acrescentou.

Filipe Toledo foi o primeiro brasileiro a conquistar dois títulos mundiais consecutivos, em 2022 e 2023. Ele entrou na divisão de elite do esporte em 2013, com apenas 17 anos. Vice-campeão contra Gabriel Medina em 2021, o surfista fderrotou Ítalo Ferreira na decisão de 2022 e o australiano Ethan Ewing em 2023.

“Tenho uma paixão gigante pelo esporte, mas preciso de um tempo de folga para me recuperar totalmente e poder voltar mais forte do que nunca. Espero que os fãs no mundo inteiro entendam essa decisão e fiquem comigo quando eu retornar ao circuito no próximo ano. Desejo aos meus colegas competidores uma ótima temporada no CT pela frente. Vou estar assistindo vocês”, afirmou.

Jessi Miley-Dyer, chefe de esportes da WSL, foi compreensiva com o brasileiro. “O comprometimento e a dedicação envolvidos em competir no mais alto nível podem ser realmente muito desgastantes. Apoiamos a decisão do Filipe em dar um passo atrás para priorizar a sua saúde física e mental. Esperamos que ele tenha tempo e espaço para se recuperar este ano e esperamos vê-lo de volta", afirmou.



 

 

 

Conteúdo Patrocinado