Mundial de Esportes Aquáticos terá edição excepcional - Gazeta Esportiva
Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos terá edição excepcional em 2022

Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos terá edição excepcional em 2022

Gazeta Esportiva

Por AFP

07/02/2022 às 19:21

São Paulo, SP

Uma edição excepcional do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em piscina longa será realizada entre 18 de junho e 3 de julho de 2022 em Budapeste, na Hungria, anunciou nesta segunda-feira a Federação Internacional de Natação (Fina).

O anúncio ocorre menos de uma semana depois do adiamento, devido à crise sanitária, do campeonato em Fukuoka, no Japão, inicialmente previsto para 2021, e adiado pela primeira vez para a primavera de 2022, e depois para o verão de 2023.

Até os Jogos Olímpicos de Paris-2024, a competição em piscina longa será celebrada anualmente, sendo o último evento em janeiro de 2024 em Doha.

"O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, e o presidente da Fina, Hussain Al-Musallam, anunciaram hoje (segunda-feira) um acordo com a capital húngara para organizar o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 18 de junho a 3 de julho de 2022", informou a Fina em um comunicado.

"Este acordo garante aos esportistas um objetivo de campeonatos internacionais no verão de 2022", prosseguiu a organização.

"Com quatro Mundiais de Natação e os Jogos Olímpicos de Paris 2024 nos próximos quatro anos, estamos maximizando as oportunidades de competir", destacou Hussain Al-Musallam.

O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que reúne modalidades como natação em águas abertas, nado sincronizado, saltos e pólo aquático, costuma ser celebrado a cada dois anos, concretamente nos ímpares. Mas a pandemia de covid-19 alterou o calendário.

Em 2022 estão previstas outras duas grandes competições internacionais: o Campeonato da Europa de piscina longa em Roma, em agosto, e o Campeonato do Mundo em piscina curta (25 metros) em Kazan, na Rússia, em dezembro.

A última edição do Campeonato de Esportes Aquáticos remonta ao verão de 2019, em Gwangju, Coreia do Sul.

Conteúdo Patrocinado