Perito em bikes, Boragina recomenda modelo aero para 9 de Julho - Gazeta Esportiva
Perito em bikes, Boragina recomenda modelo aero para 9 de Julho

Perito em bikes, Boragina recomenda modelo aero para 9 de Julho

Gazeta Esportiva

Por Luca Castilho*

06/07/2018 às 09:00

São Paulo, SP

Rodrigo Boragina destaca vantagem do modelo na Prova (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


O modelo aero para bicicletas se popularizou nos últimos anos principalmente por ter maior resistência e cortar melhor o vento. Rodrigo Boragina, gerente comercial da Corratec Brasil, destacou que para a 72ª edição da Prova Ciclística 9 de Julho, este tipo é o ideal.

"Em uma prova como a 9 de Julho, esse modelo é muito recomendado. Por ser uma competição mais plana, os atletas acompanham o pelotão e podem se sair melhor com uma aero", afirmou o também ciclista.

Apesar de indicar para a prova mais tradicional do Brasil, Boragina afirma que a bicicleta tem suas desvantagens e que para iniciantes, o modelo pode trazer complicações.

"Para determinadas provas é ótima, mas não para tudo. Em muitas situações, você vai sofrer uma rajada de vento lateral ou o vento não vai vir de frente para você. Para um iniciante, ela é complicada, pois pode fazê-lo se desequilibrar", disse o atleta.

Por fim, o especialista explicou as principais vantagens da bicicleta aero e como seu formato ajuda a cortar o vento. Apesar de ter mais componentes, o modelo acaba tornando o ciclista mais rápido em pistas regulares.

“Se você for ver no desenho, uma bicicleta mais aero tem os tubos mais alongados e triangulares. Normalmente ela é mais pesada por causa do desenho do quadro. Como ele precisa ser mais moldado para cortar melhor o vento, você usa mais material e ela fica mais pesada. Contudo, existem bikes aero muito mais leves hoje em dia, quase com o peso de uma bicicleta sem ser aerodinâmica", concluiu Rodrigo Boragina.

*Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado