WA define critérios de qualificação para Mundial de Budapeste-Gazeta Esportiva
World Athletics define critérios de qualificação para o Mundial de Budapeste

World Athletics define critérios de qualificação para o Mundial de Budapeste

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/08/2022 às 17:32

São Paulo, SP

A exatamente um ano do início da disputa do Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste de 2023, a World Athletics, a Federação Internacional do Atletismo, divulgou nesta sexta-feira o sistema de qualificação para a competição. A capital húngara, que foi sede dos Mundiais Indoor em 1989 e 2004, agora receberá atletas para o Mundial ao ar livre, marcado para o período de 19 e 27 de agosto de 2023.



Como ocorreu nos Mundiais de Doha, em 2019 e do Oregon neste ano, os atletas poderão se classificar para a competição alcançando os índices mínimos exigidos, pela colocação no Ranking de Pontos da WA ou como campeão de área.

Para o presidente da Sul-Americana de Atletismo, Hélio Gesta de Melo, que está em Bragança Paulista (SP) acompanhando o Campeonato Brasileiro Sub-18 Interclubes, as decisões anunciadas são importantes.

“A um ano vamos abrir o Mundial de Atletismo de Budapeste. O principal foi conseguirmos manter que os campeões sul-americanos serão classificados automaticamente para o Mundial. Foi uma luta conseguir manter esse critério no Conselho da WA. Foram mantidos os critérios de marcas mínimas – que estão bem fortes e em algumas provas a qualificação ficou bem difícil – o Ranking de Pontos e os campeões de área, com a possibilidade de qualificar em casa. Se tudo der certo o Campeonato Sul-Americano será realizado em São Paulo no ano que vem – o Brasil é candidato a sede para 2023”, afirmou o dirigente.




Os atuais campeões mundiais receberão convite para a competição, assim como os vencedores da Liga Diamante, do Circuito de Marcha Atlética e do Circuito de Provas Combinadas, além dos principais colocados do martelo no Continental Tour. Todos estão sujeitos à convocação das federações nacionais de cada atleta.

O Ranking de Pontos da WA e a qualificação para o Mundial como campeão de área serão bons para os atletas brasileiros. “O maior exemplo dessa importância é a medalha de bronze no salto em distância, da Letícia Oro Melo, em Oregon. A Letícia se classificou como campeã sul-americana em 2021. Foi lá e tirou uma medalha. É bom termos essa opção porque os atletas da América do Sul têm menos oportunidades para obter pontos. Garantir que o campeão obtenha classificação automática é muito importante”, concluiu.

O número de atletas em alguns eventos foi ajustado, em relação a 2022: nos eventos de campo, as vagas foram aumentadas de 32 para 36.

O período de qualificação para a maratona e a marcha atlética de 35 km abriu em 1º de dezembro de 2021 e termina em 30 de maio de 2023. Para as provas de 10.000 m, 20 km e eventos combinados, a janela vai de 31 de janeiro de 2022 até 30 de julho de 2023. Para todas as outras disciplinas, o período de qualificação é de 31 de julho de 2022 a 30 de julho de 2023.

Conteúdo Patrocinado