Caio Bonfim é a grande atração do Sul-Americano de Marcha Atlética - Gazeta Esportiva
Caio Bonfim é a grande atração do Sul-Americano de Marcha Atlética

Caio Bonfim é a grande atração do Sul-Americano de Marcha Atlética

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/03/2024 às 19:30

São Paulo, SP

Apenas uma semana depois de conquistar a medalha de bronze nos 20 km do Grande Prêmio de Marcha Atlética da China, Caio Bonfim (CASO-DF) está pronto para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano. O evento será realizado neste domingo, na Arena Pernambuco, com transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil.

Caio chegou à Sobradinho, onde mora, somente na noite desta terça-feira. Além do cansaço da viagem de 28 horas, ele teve que enfrentar a mudança de 11 horas de fuso horário. “Caio está acostumado com esses embates. Ele deve fazer uma boa prova, porque está bem treinado e estará recuperado no domingo”, disse a mãe e treinadora Gianetti Bonfim, que acompanhou o marchador na viagem à China.

Em diversas oportunidades, o brasiliense que completará 33 anos no dia 19 de março disputou as provas dos 20 km e dos 35 km na mesma competição. “Lembro dos Jogos Sul-Americanos de Assunção, em 2022, quando ganhou a medalha de bronze nos 20 km e, dois dias depois, foi campeão dos 35”, disse Gia, como é conhecida desde o tempo que era marchadora. “A viagem para a China foi muito proveitosa. A prova foi boa, muito forte e bem organizada e o Caio obteve um bom resultado”, completou.

Foto: (Wagner Carmo/CBAt)


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na China, o atleta bateu o recorde brasileiro, com o tempo de 1h17min44s, superando a própria marca de 1h17min47s, obtida na disputa do Mundial de Budapeste. Em 2023, ele foi campeão do Circuito Mundial de Marcha Atlética, que é a série ouro da World Athletics, e acabou eleito pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como o melhor competidor do atletismo do ano.

Caio Bonfim está qualificado para a prova dos 20 km dos Jogos de Paris, em agosto, quando deve disputar também a maratona de revezamento misto, nova prova de marcha atlética do programa olímpico. Já estão classificadas para a Olimpíada também Viviane Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG) e Érica Sena (Pinheiros-SP).



O Brasil participará da competição deste domingo com equipe completa, que engloba 30 atletas (15 mulheres e 15 homens). O Sul-Americano conta pontos para o Ranking Olímpico e é a oportunidade para os brasileiros melhorem as suas colocações no Ranking Mundial, critério de convocação da Seleção para o Mundial de Marcha Atlética por Equipes, que será disputado na Turquia, em abril.

PROGRAMA-HORÁRIO


6:00 – 35 km Feminino6:10 – 35 km Masculino6:15 – 20 km Feminino6:20 – 20 km Masculino7:45 – 10 km Feminino Sub-207:55 – 10 km Masculino Sub-208:10 – 10 km Masculino Sub-188:30 – 5 km Feminino Sub-18


Conteúdo Patrocinado