31 atletas que competiram em Pequim 2008 são flagrados em novos exames antidoping - Gazeta Esportiva
31 atletas que competiram em Pequim 2008 são flagrados em novos exames antidoping

31 atletas que competiram em Pequim 2008 são flagrados em novos exames antidoping

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/05/2016 às 10:59 • Atualizado: 17/05/2016 às 11:07

São Paulo, SP

O COI deverá fazer novos testes com antigas amostras (Foto: FRANCK FIFE/AFP)
O COI ainda deverá fazer novos testes com amostras de atletas que competiram em Londres 2012  (Foto: FRANCK FIFE/AFP)


O Comitê Olímpico Internacional anunciou nesta terça-feira que 31 atletas participantes dos Jogos Olímpicos  de Pequim em 2008 testaram positivo para novos exames antidoping com suas antigas amostras. Com isso, os nomes que ainda seguem em segredo deverão ser banidos das Olimpíadas do Rio de Janeiro, prevista para começar no próximo dia 5 de agosto.

Os novos testes com 454 amostras foram realizados em um trabalho conjunto entre o COI, a Agência Mundial Antidoping (Wada) e as Federações Internacionais. A intenção era realizar novos testes com amostras de atletas que possam estar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Após os resultados, 31 amostras testaram positivo para doping, fato que poderá implicar no banimento desses atletas nestes Jogos. Os Comitês Olímpicos dos países dos atletas acusados serão notificados nos próximos dias.

O COI também anunciou que resultados de mais 250 amostras referentes a atletas que competiram em Londres 2012 poderão ser revelados em breve, além de novos testes com as amostras de medalhistas olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012.

No encontro desta terça-feira do conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional também ficou definido que a Wada iniciará uma investigação sobre as acusações de que o Laboratório de Sochi teria alterado resultados de testes de atletas que competiram nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. A Agência Mundial Antidoping terá a cooperação do Laboratório Antidoping de Lausanne, onde estão armazenadas as amostras de Sochi. O COI também pediu para que o Comitê Olímpico Russo ajude no que for necessário a investigação da Wada.

“Todas essas medias são um poderoso golpe contra as fraudes que permitimos para vencer. Elas mostram mais uma vez que os atletas que fizeram o uso do doping não possuem lugar para se esconder. Os novos testes de Pequim e Londres e as medias que estamos tomando após alegações contra o Laboratório de Sochi são outros grandes passos para proteger os atletas limpos independente de qualquer esporte ou país”, disse o presidente do COI, Thomas Bach.

Conteúdo Patrocinado