Mais Esportes/Parapan-Americano

Leomon Moreno é porta-bandeira do Brasil na abertura do Parapan de Lima

São Paulo , SP
23/08/2019 14:54:45 — 23/08/2019 23:09:03

Em: Jogos Parapan-Americanos, Mais Esportes, Notícias

O Brasil já tem o seu porta-bandeira para a cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, no Peru, nesta sexta-feira, às 21h. O jogador de goalball Leomon Moreno, natural de Brasília, foi o escolhido em anúncio realizado na última quinta-feira na Vila dos Atletas.

“É uma responsabilidade muito grande, esta a de representar 337 atletas. Para a minha modalidade é muito importante e isso mostra que o goalball apenas cresce. É uma honra enorme ser porta-bandeira do meu país, que é o melhor do mundo”, disse Leomon, que perdeu sua visão ainda bebê por conta de uma retinose pigmentar.

Mizael Conrado, Presidente do CPB, anuncia o jogador de goalball Leomon Moreno como porta-bandeira na cerimonia de abertura dos jogos. (Foto: Ale Cabral/CPB)

Aos 26 anos, o brasiliense é considerado o melhor jogador de goalball do mundo. Ele faturou a medalha de ouro no Parapan de Toronto, em 2015, e liderou a Seleção Brasileira ao bronze dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e à prata em Londres 2012. Em seu currículo ainda estão dois títulos mundiais da modalidade, na Finlândia (2014) e Suécia (2018).

“É uma alegria de ver um atleta como o Leomon ser homenageado desta maneira. Ele é o melhor do mundo em uma modalidade praticada por mais de cem países e que o Brasil já foi campeão mundial. Como destaque do nosso time, acho que não poderíamos estar melhor representado”, avaliou Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Nesta edição, o Brasil será representado por 337 atletas em Lima. A delegação tem, ao todo, 513 pessoas. A porta-bandeira dos últimos Jogos Parapan-Americanos, em Toronto, no Canadá, foi a multimedalhista paralímpica do atletismo Terezinha Guilhermina. Igualmente medalhado, o nadador Andre Brasil foi o escolhido nos Jogos de Guadalajara 2011, no México.