CDB prepara logística especial para atender sua maior delegação da história do Parapan - Gazeta Esportiva
CDB prepara logística especial para atender sua maior delegação da história do Parapan

CDB prepara logística especial para atender sua maior delegação da história do Parapan

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/08/2019 às 18:18

São Paulo, SP

O Comitê Paralímpico Brasileiro montou uma megaestrutura para levar a maior delegação de todos os tempos a Lima, no Peru, onde acontecerão os Jogos Parapan-Americanos de 2019, de 23 de agosto a 1º de setembro. O planejamento inclui voos, carros dedicados e uma equipe para dar suporte aos 337 atletas que estarão em ação na capital peruana a partir desta sexta-feira.

A delegação total é composta por 513 pessoas, que começaram a chegar em Lima desde o último sábado, em sete voos. O último deles virá diretamente da Suíça, onde 13 atletas do parabadminton disputam nesta semana o Mundial da modalidade, que fará, em seguida, a sua estreia no programa do Parapan. O desafio logístico é ainda mais complexo nos trechos aéreos, uma vez que 111 integrantes da delegação são cadeirantes. Serão, ao todo, 152 cadeiras de roda transportadas.

Serão 337 atletas brasileiros que disputarão o Parapan (Foto: Daniel Zappe/CPB)


Para facilitar o deslocamento em uma das maiores cidades da América Latina, o CPB conta ainda com 14 carros exclusivos: são três carros adaptados, três convencionais e oito vans que estarão à disposição de todos os integrantes do time nacional.

"É a maior missão da história do Comitê Paralímpico Brasileiro. Um desafio enorme em termos logísticos, com 17 modalidades diferentes em Lima, no Peru. É uma missão que requer um esforço para que todos os atletas e as comissões técnicas tenham a melhor condição possível de desempenhar a sua melhor função", afirmou Alberto Martins da Costa, chefe de missão e diretor-técnico do CPB.

"Requer, ainda, planejamento e uma execução que beiram a perfeição. Planejamos todos os detalhes de deslocamento, acessibilidade, embarque, desembarque, distribuição de alojamentos e etc", completou.

Dezoito profissionais de saúde são responsáveis por supervisionar a delegação. São fisioterapeutas, enfermeiros, médicos, psicólogos e nutricionista que asseguram o bem-estar do maior grupo da Vila Parapan-Americana. Dez malas médicas foram levadas a Lima, com todos os suprimentos de saúde necessários para os oito dias de competição. Onze oficiais administrativos completam o grupo.

Todas as 17 modalidades terão representantes nacionais. O Brasil busca repetir o feito das três últimas edições dos Jogos continentais. Desde o Rio 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim em 2007, em Guadalajara 2011 e em Toronto 2015. Neste último, foram obtidas 257 medalhas, das quais, 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.

Conteúdo Patrocinado