Domingo de classificação no PlayFC é marcado por superação dos jovens atletas - Gazeta Esportiva
Domingo de classificação no PlayFC é marcado por superação dos jovens atletas

Domingo de classificação no PlayFC é marcado por superação dos jovens atletas

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/05/2017 às 15:51

São Paulo, SP

Com chuva, mas com muita animação, a PlayFC Copa da Amizade já teve seus primeiros jogos neste domingo. A categoria sub-12 masculino foi a primeira a dar as caras e já tem os primeiros classificados do dia. Mais uma vez, o equilíbrio deu o tom nas partidas. Fora das quadras a torcida deu show, com muita animação, batucada, empolgação e incentivo.

O primeiro jogo do domingo começou às 09h00 (de Brasília) e colocou frente a frente o Thomaz Mazzoni e o CEU Água Azul. Vitória do Thomaz por 1 x 0 que se garantiu na fase final. O gol salvador do time vencedor foi marcado por Diogo Bastos, camisa 5. O Millenium apresentou um bom futebol e carimbou a sua passagem de fase com um 4 x 1 diante do Paulo Freire. Lincon, camisa 9, anotou dois gols para os vencedores e foi o artilheiro do jogo.

O CEU Meninos também não tomou conhecimento do Theo Dutra e fez 5 x 1. Destaque para Jhonatan, camisa 10 dos classificados, com três tentos anotados. Em jogo bastante disputado, CEU Jambeiro e Dom Paulo Rolim decidiram o primeiro jogo nos pênaltis, após empate em 1 x 1 no tempo regulamentar. Melhor para o CEU Jambeiro, que venceu por 5 x 4 e se mantem na disputa.

Nicolas mostrou superação (Foto: Divulgação)


Superação no PlayFC - Superação, comprometimento e espírito de equipe. Pelo menos essas três características podem ser dadas ao goleiro da equipe do CEU Tiquatira sub-12, Nicolas. Durante a semana de preparação para a segunda fase da Copa da Amizade, Nicolas foi pego de surpresa com a notícia da morte do pai. Com isso, ninguém sabia como seria o futuro da equipe sem o seu goleiro.

Antes do episódio, a escola já tinha problemas com um outro atleta que havia se machucado seriamente durante a primeira fase da Copa da Amizade, mas na categoria sub-17. Companheiros fizeram a única coisa que cabia a eles naquele momento, deram muita força e transmitiram pensamentos positivos aos dois amigos.

A dúvida em relação à presença de Nicolas no jogo de hoje, persistiu até momentos antes do embarque da escola para a Arena PlayFC. Quando ficaram sabendo da presença do amigo, todos fizeram muita festa. Além da segurança no gol, os companheiros de time podiam proporcionar à Nicolas momentos mais descontraídos, diferentes dos últimos dias.

O jogo começa e Nicolas está lá, como sempre. As dificuldades não impediram o menino de fazer uma boa partida. O CEU Tiquatira ganhava de 1 x 0 do Parque Veredas, mas tomava um sufoco daqueles. E foi em um desses ataques do Parque Veredas, que o goleirão mostrou mais uma de suas qualidades. Além de comprometido, de ter espírito de equipe, de ter superado os problemas com a sua presença, é bom arqueiro. Salvou a sua equipe com uma defesa espetacular após chute que tinha endereço certo.

CEU Tiquatira classificado e muita festa para Nicolas que foi o nome da semana. Mostrou todas as grandes qualidades que um ser humano deve ter, e de quebra ainda saber pegar no gol.

Anjos e loucos - Assim como no futebol profissional, os técnicos são sempre culpados de tudo, são os mordomos das histórias de terror. Se o time ganha, são os jogadores que foram bem. Se o time perde, é o primeiro a ter a cabeça a prêmio. Mas os treinadores da PlayFC Copa da Amizade são mais professores do que treinadores, e talvez por isso, tenham a idolatria dos meninos e meninas que disputam a Copa da Amizade.

Soma-se a isso, o fato de que grande parte dos alunos tenham seus professores como pais e mães, já que em grande parte dos casos os alunos não tem pai ou mãe, ou são separados, ou moram em lugares diferentes. Essa questão faz com que a responsabilidade dos professores cresça e muito, pois eles acabam ganhando responsabilidades que seriam dos pais.

“O que mais acontece aqui na nossa escola são crianças que tem pais separados, muitos nem conhecem o pai, que saem de casa antes das crianças nascerem. A maioria deles tem uma ideia de que por serem carentes não terão oportunidades, mas a Copa da Amizade mostra que as oportunidades estão aí e nós, professores, acreditamos muito neles”, afirma Luciano Tucci, professor de esportes do CEU Tiquatira.

Melhor do que a proteção que os professores dão aos alunos, é a troca de experiências entre as duas partes. Não é porque os alunos têm pouca vivência, que eles não têm o que contar. “É gratificante a convivência diária com eles. Eu passo um pouquinho do que eu sei pra eles, mas aprendo também bastante. É uma troca de energia bacana”, relata Tucci.

Nessa relação é interessante perceber que cada um sabe o lugar que deve ocupar, e isso é bastante perceptível apenas andando pelos corredores da arena PlayFC.

Escolas favoritas encontram dificuldades pelo caminho (foto: Divulgação)


Favoritismo - As equipes tidas como favoritas para chegarem à final da PlayFC Copa da Amizade, vão confirmando suas condições após os jogos já encerrados deste domingo. Na categoria sub-12 masculino, Santa Olímpia segue na disputa após 3 x 0 sobre o Clodoluxo. No outro jogo envolvendo um time com bom aproveitamento na primeira fase, o CEU Tiquatira bateu o Parque Veredas por 1 x 0 em partida muito disputada.

O sub-12 feminino reservou uma das grandes goleadas do domingo. O Centro olímpico bateu o Zitinha por 12 x 0 e vai com tudo para a fase final do campeonato. A camisa 4 do vencedor, Maria Eduarda, foi o destaque da partida com três gols anotados. Amanda, Júlia e Luisa foram outros destaques com dois tentos cada.

Na sub-14 masculina, uma das categorias mais equilibradas da Copa da Amizade, os jogos continuam parelhos. Apenas CEU Tiquatira, que bateu o Falcão do Morro por 4 x 0, e o Carlos Gomes, que venceu o Conceição Mirim por 4 x 2, que tiveram placares mais elásticos em seus jogos. O restante, todos embates duros e decididos nos detalhes.

No sub-17 masculino aconteceu o festival do 1 x 0. Afrânio Peixoto e ZVA1, Marchettão e Vargem Grande e CEU Tiquatira e Wilson Roberto Simonini terminaram com placar mínimo. Afrânio, Marchettão e Tiquatira seguem na luta.

O sub-17 feminino desencantou e as goleadas apareceram. CEU Água Azul venceu o Belize por 4 x 0. Parque Veredas bateu o Wison Roberto Simonini por 4 x 1. As Marchetteiras venceram o Futebol Social por 3 x 0. Mesmo placar de CEU Alvarenga e Domingos Quirino, com o Alvarenga se classificando para as fases finais.

Conteúdo Patrocinado