Especulado no Timão, artilheiro do Criciúma diz se espelhar em Fenômeno - Gazeta Esportiva
Especulado no Timão, artilheiro do Criciúma diz se espelhar em Fenômeno

Especulado no Timão, artilheiro do Criciúma diz se espelhar em Fenômeno

Gazeta Esportiva

Por Leonardo Moric e Lucas Sarti*

14/07/2016 às 09:00 • Atualizado: 14/07/2016 às 14:37

São Paulo, SP

Gustavo é o vice-artilheiro da Série B, com nove gols (Foto: Caio Macedo/Divulgação)
Gustavo é o vice-artilheiro da Série B, com nove gols (Foto: Caio Macedo/Divulgação)


O atacante Gustavo vem fazendo um grande ano pelo Criciúma. Com uma ótima média de gols, o camisa 9 vive sua melhor fase na temporada, ocupando atualmente o posto de vice-artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro, com nove gols marcados. O momento especial do jovem de apenas 22 anos chama a atenção de diversos clubes, entre eles o Corinthians, que já procura saber informações sobre o centroavante do Tigre.

Ainda sem nenhuma negociação concreta, o goleador, apelidado de Gustagol, se anima com a possibilidade de vestir a mesma camisa que seu ídolo de infância, o ex-centroavante corintiano Ronaldo Fenômeno.

“Meu ídolo de infância sempre foi o Ronaldo Fenômeno. Seria um sonho de menino vestir a mesma camisa que ele. Seria um sonho para toda a minha família, já que grande parte deles torcem para o Corinthians”, afirmou o atacante, em entrevista à Gazeta Esportiva.

Apesar das fortes especulações sobre sua saída para o Timão, inclusive com declarações do presidente do Criciúma, Jaime Dal Farra, em relação à sondagem corintiana, o atacante afirma não ter sido consultado pessoalmente e curte a boa fase na equipe catarinense.

Gustavo possui uma ótima média de gols na temporada (Foto: Caio Macedo/Criciúma)
Gustavo possui uma ótima média de gols na temporada (Foto: Caio Macedo/Criciúma)


“Eu fiquei sabendo através das redes sociais. Meus amigos compartilharam as notícias e me mandaram. Para mim, não chegou nada. Estou com a cabeça tranquila, pensando no Criciúma e em continuar fazendo um bom campeonato. Se tiver que acontecer, vai acontecer. Agora é mostrar um bom futebol aqui, e o que tiver que ser feito, Deus está vendo”, declarou.

A negociação, no entanto, deve ter mais alguns capítulos. Detentor do passe do jogador, o Criciúma só aceita uma negociação caso o Corinthians adquira 100% dos direitos econômicos do atacante, equivalente a R$ 12 milhões. Visando não gastar muito com contratações, o Timão ainda resiste e tenta encontrar um caminho diferente para fechar o negócio. O clube paulista desembolsou no início do ano somente nas contratações de Giovanni Augusto, André e Marquinhos Gabriel cerca de R$ 25 milhões.

A chegada ao Corinthians poderia ter uma fácil adaptação de Gustavo ao elenco. Isto porque no Timão reencontraria um velho conhecido. Com passagem pelo Criciúma, Lucca chegou a atuar ao lado de Gustagol em 2014. “Eu e o Lucca chegamos a fazer dupla de ataque em 2014. Ele é um garoto super bacana”, disse.

O Corinthians, porém, não é o único interessado no futebol do jovem atacante. O arquirrival Palmeiras também teria se encantado com o talento do jogador. No Alviverde, Gustavo possui um amigo de longa data.

“O Róger Guedes é um grande amigo e conversamos sempre. Jogamos muito tempo juntos na base. Eu subi primeiro que ele, em 2014, para atuar na equipe profissional. A gente ficava revezando entre treinar com o profissional e a base”, disse o camisa 9. Quando perguntado sobre uma possível transferência para o Palmeiras, o atleta desconversou. “Não, não, o Róger não me falou nada”.

Gustavo foi o artilheiro da Copinha de 2014 com nove gols (Foto: Arquivo Pessoal)
Gustavo foi o artilheiro da Copinha de 2014 com nove gols (Foto: Arquivo Pessoal)


Apelidado também de Gustavo "Adebayor", pela semelhança com o ex-atacante do Arsenal, o centroavante apareceu para o futebol vestindo a camisa do modesto Taboão da Serra, equipe da Grande São Paulo. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014, Gustavo foi o artilheiro da competição ao lado de Stéfano Yuri, ambos com nove gols. Ao término do torneio, o jovem, então com 20 anos, recebeu uma proposta para integrar o time do Corinthians, porém, após uma conversa com seu treinador, preferiu “manter os pés no chão”, e aceitar a proposta do Tigre.

“Tinha conversado com o meu treinador na época de Taboão, e ele falou para eu pensar pequeno, não dar um passo longo, para depois não dar aquela queda na carreira e não conseguir subir de novo. Peguei a palavra dele e escolhi o Criciúma. Hoje, já me sinto mais preparado”, contou Gustavo.

Depois de acertar com o Criciúma, Gustavo Adebayor não conseguiu vingar na equipe titular, colecionando três empréstimos. A passagem pelo Nacional de Portugal, clube da Ilha da Madeira - terra de seu outro ídolo, o astro Cristiano Ronaldo -, foi uma das mais especiais para o atleta. Sozinho em solo português, Gustavo viveu com mais oito brasileiros, entre eles Nenê Bonilha, ex-volante do Corinthians e Avaí.

De volta ao Brasil, Gustavo se afirmou como artilheiro depois de marcar seis gols no Campeonato Catarinense. A partir daí, não deixou mais o time titular do Criciúma.  O jovem, agora, espera manter o bom nível na competição para brilhar com a camisa de um gigante do futebol nacional.

Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado