Dorival comemora melhor defesa após ter cinco duplas diferentes no ano - Gazeta Esportiva
Dorival comemora melhor defesa após ter cinco duplas diferentes no ano

Dorival comemora melhor defesa após ter cinco duplas diferentes no ano

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Vitor Anjos

04/11/2016 às 16:35 • Atualizado: 04/11/2016 às 21:43

Santos, SP

Com apenas 28 gols sofridos, o Santos se destaca como a melhor defesa do Campeonato Brasileiro, ao lado do Atlético-PR. Quem olhar apenas esse número, pode até pensar que o alvinegro tem uma dupla de zaga consolidada e entrosada, como tem o Palmeiras com Mina e Vitor Hugo, por exemplo. Os dados, porém, escondem a dura realidade que o técnico Dorival Júnior tem que enfrentar para montar seu sistema defensivo.

Em 2016, o comandante já precisou escalar cinco duplas de zaga diferentes. Na primeira partida da temporada, contra o São Bernardo, pelo Paulistão, o Peixe entrou em campo com Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique. Na sequência, o zagueiro David Braz voltou de lesão e retomou a posição de titular, que já possuía em 2015.

Após a conquista do Paulista, Braz precisou fazer um trabalho de recondicionamento físico e deu lugar a Luiz Felipe, contratado do Paraná no começo do ano. Ao longo do Brasileirão, o novo defensor conseguiu manter uma regularidade e virou o principal companheiro de Gustavo Henrique.

Foto: Ivan Storti/Santos FC
David Braz e Fabián Noguera foram a nova dupla de zaga do Santos até o final do ano (Foto: Ivan Storti/Santos FC)


 

Porém, no dia 24 de setembro, a dupla acabou sendo desfeita. Após uma dividida com Diego Souza, na derrota santista para o Sport por 1 a 0, na Ilha do Retiro, Gustavo Henrique rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e passou por uma cirurgia. Com isso, David Braz voltou ao time titular.

E a situação que era difícil ficou ainda pior no último sábado. Depois de sair com dores no clássico contra o Palmeiras, Luiz Felipe também teve constatada uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito e fica fora do Peixe por até sete meses.

"Temos a melhor defesa da competição, mesmo mudando muito, perdendo o Gustavo, depois Luiz. Mas aos poucos, o Braz voltou a jogar dentro das melhores condições", afirmou o técnico Dorival Júnior, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, no CT Rei Pelé.

Agora, o alvinegro deve ter a dupla de zaga formada por David Braz e Fabián Noguera nos últimos cinco jogos do Campeonato Brasileiro. E o primeiro embate acontece neste domingo, às 11h (de Brasília), contra a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em confronto válido pela 34ª rodada da competição.

"O Noguera chegou depois de nove meses parado. Foi difícil adaptar, recuperar, e agora começa a buscar sequência de jogos e ainda vai ter dificuldades naturais, uma oscilação ou outra", concluiu o comandante.

Conteúdo Patrocinado