Braga vence o Porto nos pênaltis e conquista a Taça de Portugal - Gazeta Esportiva
Braga vence o Porto nos pênaltis e conquista a Taça de Portugal

Braga vence o Porto nos pênaltis e conquista a Taça de Portugal

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/05/2016 às 16:47 • Atualizado: 30/05/2017 às 18:38

São Paulo, SP

O brasileiro Marcelo Goiano marcou o último pênalti da disputa, que deu ao Braga o título da taça de Portugal (Foto: Miguel Riopa/AFP)
O brasileiro Marcelo Goiano marcou o último pênalti da disputa, que deu ao Braga o título da taça de Portugal (Foto: Miguel Riopa/AFP)


Porto e Braga disputaram, neste domingo, a final da Taça de Portugal no Estádio Nacional, em Oeiras. O empate por 2 a 2 no tempo normal, marcado por incrível reação do Porto, levou as equipes à prorrogação e, por fim, à disputa por pênaltis. O título ficou com o Braga, que venceu por 4 a 2 nas penalidades e conquistou seu segundo troféu da competição.

O Porto havia garantido a classificação na fase anterior contra o Gil Vicente, por 5 a 0 no placar agregado. Já o Braga vinha de triunfo sobre o Rio Ave por 1 a 0 nas semifinais.

Antes do início do jogo, cinco pessoas foram detidas nos arredores do estádio: três por posse de artefatos pirotécnicos, uma por resistência e coação à autoridade e outra não teve o motivo divulgado.

O jogo - O Porto começou o jogo demonstrando superioridade, mas, aos 12 minutos, em uma falha de comunicação da defesa, Rui Fonte abriu o placar para o Braga, de cabeça.

Apesar do gol, a dinâmica da partida não se alterou: o Porto continuou a ter mais posse de bola e o Braga permaneceu fechado na defensiva. Apesar de manterem o controle da partida, os dragões não conseguiram construir boas oportunidades de finalização no primeiro tempo.

As equipes voltaram com bastante foco para a segunda etapa, entretanto, em outro grande erro da defesa do Porto, o Braga aumentou a vantagem. Marcano, no campo de defesa, perdeu a bola para Josué, que de pé esquerdo balançou as redes de Helton, aos 13 minutos.

Desta vez, no entanto, a reação foi precisa: André Silva aproveitou o rebote da jogada que começou com o cruzamento de Varela, finalização de Brahimi e defesa de Marafona. Aos 16 minutos da segunda etapa, o atacante reduziu a desvantagem do Porto.

O jogo seguiu bem disputado até os minutos finais da partida, com bastante pressão da equipe que perdia. Aos 46 minutos, André Silva decretou o empate ao marcar um golaço, com cruzamento de Herrera. A bola rolou até os 51 minutos, quando o árbitro Artur Dias anunciou a prorrogação.

No tempo extra, com os ânimos aflorados, jogadores das duas equipes cometeram muitas faltas. Apesar do nervosismo, nenhum dos lados conseguiu fazer mais gols, e a partida teve de ser decidida nos pênaltis.

O Porto iniciou as cobranças com gol de Layún. Herrera e Maxi Pereira, entretanto, desperdiçaram suas chances. Rúben Neves, terceiro a chutar, também converteu.

O Braga, por outro lado, converteu todas as cobranças com gols de Pedro Santos, Stojiljkovic, Hassan e Marcelo Goiano, sagrando-se, assim, campeão da Taça de Portugal 2016.

FICHA TÉCNICA
PORTO 2 (2) x (4) 2 BRAGA

Local: Estádio Nacional, em Oeiras (Portugal)
Data: 22 de maio de 2016, domingo
Horário: 13h15 (de Brasília)
Árbitro: Artur Soares Dias
Assistentes: Rui Licínio e João Silva
Cartões amarelos: André Pinto, Marafona, Mauro (Braga) e André Silva (Porto)
Gols: BRAGA: Rui Fonte, aos 12 minutos do primeiro tempo, e Josué, aos 13 minutos do segundo tempo; PORTO: André Silva, aos 16 e aos 46 minutos do segundo tempo
Pênaltis: Layún, Rúben Neves (Porto); Pedro Santos, Stojiljkovic, Hassan, Marcelo Goiano (Braga)

PORTO: Helton; Maxi Pereira, Chidozie (Rúben Neves), Marcano e Layún; Danilo Pereira, Sérgio Oliveira (André) e Herrera; Varela (Aboubakar), André Silva e Brahimi
Técnico: José Peseiro

BRAGA: Marafona; Baiano, Ricardo Ferreira (Willy Boly), André Pinto e Marcelo Goiano; Luiz Carlos e Mauro; Josué (Pedro Santos), Rui Fonte (Stojiljkovic) e Rafa; Hassan
Técnico: Paulo Fonseca

Conteúdo Patrocinado