Bilionário Russo pretende comprar clube brasileiro e já tem alvos

Tiago Salazar - São Paulo , SP
09/01/2020 05:00:57

Em: Bastidores, Brasileiro Série A, Brasileiro Série B, Brasileiro Série C, Brasileiro Série D, Escolha do editor, Fortaleza, Futebol, Futebol Internacional, Notícias, Paraná

Ivan Savvidis, um dos homens mais ricos do mundo, está disposto a investir parte de sua fortuna no futebol brasileiro. A Gazeta Esportiva apurou que o russo pretende procurar clubes no Brasil que estejam abertos a iniciar uma parceria, ou até mesmo a serem comprados, definitivamente.

Na verdade, a intenção partiu de Giorgos Savvidis, filho e sócio de Ivan. Giorgos é apaixonado pelo futebol brasileiro, há tempos cultiva a ideia de adquirir um clube por aqui e agora conseguiu convencer o pai.

Ivan Savvidis já investiu quase 50 milhões de euros no PAOK, da Grécia, só nesta temporada (Foto: Divulgação PAOK)

O projeto ainda é embrionário, mas ambicioso. As conversas para traçar o plano começaram e a tendência é que a família Savvidis entre em ação e agende reuniões a partir de fevereiro.

Nenhum clube foi procurado ainda, porém, dois já estão sendo estudados com mais atenção. O primeiro é o Paraná-Clube, que vive grave crise financeira, com quatro meses de salários atrasados e quase 600 processos trabalhistas.

O clube de Curitiba, inclusive, busca interessados para arrendar o departamento de futebol. A Justiça determinou que a única condição para a participação da concorrência nesse caso se dá por meio de um depósito no valor mínimo de R$ 2,3 milhões.

Em 2020, o Paraná Clube disputará a Série B do Campeonato Brasileiro, além do Estadual e da Copa do Brasil.

Outra opção avaliada é o Fortaleza. A reportagem obteve informações junto a políticos cearenses de que já existe um estudo para tornar viável e legal uma parceria nestes moldes, em que o clube passaria a ter, de fato, um dono.

Além de estar garantido na Série A do Campeonato Brasileiro, o interesse dos russos no Fortaleza se dá, principalmente, pela condição de ter uma torcida numerosa e apaixonada.

A Gazeta Esportiva entrou em contato com os dois clubes citados: Paraná-Clube e Fortaleza. Ambos garantiram que realmente ainda não foram procurados, mas que não colocarão barreiras para ouvir propostas de investidores do exterior.

Giorgos Savvidis é sócio do pai e o principal idealizador de comprar um clube no Brasil (Foto: Divulgação PAOK)

RB BRAGANTINO CHAMA ATENÇÃO
A intenção da família Savvidis é repetir o que fez em 2013 com o PAOK, da Grécia. Quitar as dívidas do clube, investir pesado em contratações e obter retornos tanto no campo quanto nas finanças. Jogadores jovens, com potencial de venda alto, seriam o foco.

A parceria entre Red Bull e Bragantino chamou atenção no exterior como algo promissor em um mercado que, na visão dos investidores russos, ainda é o melhor do mundo neste segmento.

Até mesmo a ascensão do Flamengo, que ultrapassou fronteiras em 2019, serviu para Ivan Savvidis ser convencido pelo filho.

SÓ UM!
Apesar do interesse inicial em Paraná-Clube e Fortaleza, outras opções não estão descartadas pela família Savvidis. Encontrar o clube ideal é apenas o primeiro passo, e não há intenção, pelo menos por ora, por parte dos investidores, de se envolver com mais de uma equipe.

QUEM É O DONO DO PAOK
Ivan Savvidis, 60 anos, é dono do PAOK, um dos times mais ricos do futebol grego. Polêmico, o dirigente chegou ao comando do clube em 2013, depois que uma de suas empresas comprou as ações da equipe. A sua chegada mudou completamente o patamar da agremiação, que vivia em dívidas até os anos anteriores.

Savvidis é russo, mas tem pais gregos, e é um bilionário dono de empresas ligadas ao tabaco e ao comércio de carne e produtos agrícolas na Rússia, além de um grupo de comunicação na Grécia. Fora a presença no campo empresarial e no futebol, o dono do PAOK tem um passado na política.

Em 2003, Savvidis foi eleito deputado no parlamento russo e, no ambiente político, tornou-se próximo de Vladimir Putin, presidente do país. Anteriormente, ele ainda construiu carreira no exército da Rússia e chegou a atingir a patente de Major.

Em 2018, Ivan Savvidis foi protagonista de uma das cenas mais polêmicas do futebol grego. Depois do PAOK ter um gol anulado aos 45 minutos do segundo tempo, contra o AEK (que liderava o liga nacional), o dono do clube invadiu o gramado portando uma arma de fogo na cintura.

Depois do caso, o Campeonato Grego ficou paralisado por duas semanas, enquanto Savvidis e o PAOK receberam uma dura punição. O dirigente levou três anos de suspensão das atividades esportivas, enquanto o clube perdeu três pontos na competição, se distanciando na corrida pelo título.




  • Alexandre Masip

    poderia comprar a Portuguesa né

    • Viuva de Bóbinho Pedalada

      MAFIOSOS RUSSOS SÓ COMPRAM TRANQUEIRA, CURICAS, PERU CHELSEA, PRANTOS DA VILA BELILO.ETC

      • Viúva da Parmalat

        Caraio Chicú Cucú, outro Nick?
        E “parodiando” o meu?
        Hora que eu começar te zuar de novo vê se não vai choramingar pedindo pra eu parar, hein?
        Mlkinho mimadinho bich1nha do caralh0.
        Kkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkk

      • Alexandre Masip

        Quanta besteira

        • Viúva da Parmalat

          Menti??

  • Ari Sousa

    Compra o CUritias assim paga o favelao e devolve o dinheiro público e aproveita e paga as marmitas e dinheiro da Globo que pagou os títulos roubados.

    • Bi campeão Fifa é pra poucos

      Ou comprar o timinho das viúvas do edson. Tão afundadas em dívidas e sem estádio próprio.

      • Ari Sousa

        Há o que, li isso mesmo, sem estádio, e nosso, tá pago e não usamos dinheiro do povo

      • Marcio

        Curintia tem mais dividas, que o Santos. Sem conta o estadio de mais de 1 bilhão, devem cerca de 450 milhões na praça.

        • Fabio

          TEM MAIS DIVIDAS QUE O PEQUENO santos, MAIS TORCIDA, MAIS RENDA, MAIS PATROCINIOS, MAIS PATRIMONIO, MAIS JOGOS TRANSMITIDOS, MAIS DINHEIRO DA TV, MAIS DINHEIRO DAS FEDERAÇÕES, RESUMINDO TEM MAIS TUDO

          • Ari Sousa

            Única coisa q o CUritians tem mais q Santos e uma segunda divisão e se f0der

          • Fabio

            E O CORINTHIANS É UM TIME VIVO TAMBEM, E O SAUDOSO PEQUENO santos ESTÁ QUASE MORTO.

          • Marcio

            Tem mais serie B, tem mais mundial sem libertadores, e por ai vai!

      • SANTOS 1ª DIVISÃO

        O próximo a cair são os gambás de novo, estão devendo mais que o cruzeiro segundo jornalista curintianus chico lang

        • Alo Sim

          E, POR QUE, NINGUÉM, INCLUSIVE O GOVERNO QUE É DONO DA CAIXA ECONOMICA, TOMA UMA PROVIDÊNCIA DE PROCESSAR OS GAMBÁS PELA DÍVIDA? PRESIDENTE BOLSSONARO, NESTE PAÍS DE MENTIRAS, QUEM FALAR A MAIOR MENTIRA ESTÁ LIBERADO. ETA VERGONHA.

    • SANTOS 1ª DIVISÃO

      Concordo plenamente

    • JURUPOCA_VAI_PIA_VAI

      Mas antes de comprar o Cúrintias, é preciso exterminar os ratos da marginal e mudar o nome do time para PAOKO.

    • Toninho da Formosa

      PALHAÇOOOOOOOO

    • renato carneiro

      deveria comprar aquela lata de sardinha viúva do Pelé, vai reclamar no banco BNDES por todo dinheiro publico que gastaram para fazer uma copa do mundo em um pais cuja economia não e a das melhores, falta saúde segurança, mais de 13 milhões de desempregados um país sendo assolado por várias situações politicas e o senhor esta apenas preocupado com estádio, que fizeram para um determinado clube de futebol cujo time e rival do seu dentro das 4 linhas, vai se informar melhor acho que o senhor esta vivendo em um mundo de fantasia só pode ou seu médico esqueceu de aumentar a dose do seu fenobarbital………………

    • JURUPOCA_VAI_PIA_VAI

      se ele comprar o Titanic, ops o Cúrintias, afunda 100%….ou melhor, vai deixar o bilionário levar a falência.

  • Viúva da Parmalat

    Dica para o mafioso em questão:
    E só esperar a veia Leila acabar de lavar o dinheiro que ela precisa e comprar o verdinho, tipo a Parmalat nos anos 90.
    Esses time sem tradição tipo Chelsea, City, Mônaco e palmerdas são ideais para esse tipo de operação.

    • Paulo Boca

      OW SE TA BEBENDO ESSA HORA DA MANHA CARA PUTZZZZZZZZZZZZ OU TA FUMANDO MACONHA NÉ………..PARA DE ESCREVER m……………

      • Viúva da Parmalat

        Menti????

  • Viúva da Parmalat

    É sério mesmo que a [email protected] campeã FIFA é para Poucas escreveu isso?
    Quando eu falo que a gambazada consegue ser tão [email protected] e [email protected] quanto os gnomos, eles acham ruim.
    Quem não tem estádio próprio e o curica; aliás, até tem, e é conhecido pelo nome de Fazendinha.
    Ah, falando em dividas, paguem as marmitas da dona Maria de Itaquera já!
    Kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gildo

    Ta uma boa chance do Santos crescer….eu sou favoravel a uma venda…senao o clube vai desaparecer e passar vergonha…

  • Aristóteles Newton

    Então fala pra esse russo que aqui em Goiânia tem um Time com uma torcida fiel e apaixonada precisando de investimentos. @vilanivafc

  • Karl

    Vem pra manaus, vai ser baratinho comprar um clube, e já tem um estádio pronto e de copa do mundo pra servir se casa! 💪😄

  • Meu fax, minha vida

    ELE VEIO COMPRAR TIME PEQUENO, MAS COMO O PARMERDAS SEM MUNDIAL JÁ É DA TIA LEILA E DO SEU WARTÃO ELE TENTOU OUTRO PEQUENO, O S4N7OS, MAS VIU QUE IA JOGAR DINHEIRO FORA, ENTÃO ESTÁ TENTANDO CLUBES MAIORES QUE ESSES DOIS… PARANÁ CLUBE E FORTALEZA, OU GUARANI E PONTE PRETA…

    • Marco Aurelio

      Paga as marmitas, paga o estádio brasileiro feito pelos 9 dedos, estádio dos gambás só quando pagar, pede ajudinha dele de novo, chorar é livre kkkkkkkk

      • Meu fax, minha vida

        AINDA BEM QUE OS IDOSOS NÃO PAGAM CONDUÇÃO, SE PAGASSE A TORCIDA JOVEM DO S4N7OS IA TER QUE IR DE BENGALINHA, ANDADOR OU CADEIRA DE RODAS… TODOS OS 12 KKKKKKKKKKKK

    • JURUPOCA_VAI_PIA_VAI

      Sinal que é maior que os times dos gambás……….se fosse para comprar o time do cúrintias, vai levar a falência, sinal que ele é esperto.

      • Meu fax, minha vida

        MESMO CRITÉRIO QUE ELE USOU COM O PARMERDAS SEM MUNDIAL, MAS A TIA LEILA VIU QUE IA PERDER A LAVAGEM DE DINHEIRO FALOU COM O OUTRO DONO DO PARMERDAS QUE É O SEU WARTÃO E NÃO VENDERAM, NÃO QUEREM MAIS SÓCIOS. KKKKKKKKKKKKKK, PARMERDAS SEM MUNDIAL, A PIADA SEM FINAL. NO FINAL O CARA DESISTIU TB, PARA QUE COMPRAR BIDABÊ SEM MUNDIAL? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Rodrigo Viera Dos Santos

    Isso deu certo em clubes do velho continente mais aqui no Brasil não deu muito certo em 2005 a organização chamada MSI investiu milhões no Corinthians porem em apenas uma unica temporada o patrocinador acabou desistindo.

  • Chico Guru

    Desconfio que tentarão comprar o Nanico da baixada, porque é um time muito pobre, sem estádio, cheio de dívidas, então seria um otimo clube para investir, porque comprariam bem baratinho, e ai talvez o nanico voltasse a ser grande um dia hehehe

    • Ari Sousa

      Nanico que ficou na frente de todos paulistas no Brasileiro.

  • Gigante verde

    Compra a Portuguesa antes que fecham as portas