Fifa usa gol da Suíça como exemplo positivo do VAR: "Contato leve" - Gazeta Esportiva
Fifa usa gol da Suíça como exemplo positivo do VAR: "Contato leve"

Fifa usa gol da Suíça como exemplo positivo do VAR: "Contato leve"

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/06/2018 às 11:50 • Atualizado: 29/06/2018 às 12:12

São Paulo, SP

Pierluigi Collina fez um balanço da arbitragem na primeira fase (Foto: Mladen ANTONOV / AFP)


Encerrada a primeira fase, a Fifa aproveitou o dia sem jogos para fazer um balanço da arbitragem nos primeiros 48 jogos da competição. Na coletiva feita o chefe dos árbitros da Fifa e da Uefa, o e-árbitro Pierluigi Collina, comentou principalmente sobre as polêmicas envolvendo o VAR.

Segundo a entidade, durante os 48 jogos da Copa do Mundo, o árbitro de vídeo checou um total de 335 lances, o que representa uma média de 6.9 utilizações por partida. Ainda segundo os dados divulgados pelo italiano, a arbitragem da Copa acertaria 95% dos lances sem a ajuda do VAR, que fez este índice aumentar para 99,3%.

Após a apresentação destes números, o chefe de arbitragem demonstro alguns lances específicos e comentou sobre a atuação dos árbitros. Dentre estes momentos analisados, um deles foi o polêmico gol suíço diante do Brasil, onde existe a reclamação de que o meio-campista Zuber empurrou o zagueiro Miranda. Segundo o mandatário do apito, o lance foi analisado pelo VAR, que considerou um contato leve.

Gol da Suíça gerou reclamações brasileiras por um empurrão em Miranda (Foto: Pascal GUYOT / AFP)


"Os árbitros falam entre si que há um contato leve. Os jogadores só reclamam após o lance no telão em câmera lenta. Houve checagem, houve avaliação, houve comunicação, e não foi marcada falta porque não houve a percepção de que havia erro claro", explicou Collina.

"Contato por si só não significa falta. Em outros esportes pode ser. Não no futebol. (No momento do gol da Suíça) não há uma reação imediata", continuou. "Foi pedido o áudio do VAR, e sentimos que durante a competição não valia a pena. Agora, em um momento mais neutro, decidimos mostrar agora o que aconteceu naquele momento. Busacca e eu lembramos que as decisões podiam ser interpretativas", completou.

Além disso, a entidade revelou outro números interessantes sobre esta nova tecnologia. Durante estes 48 jogos, aconteceram 17 revisões feitas pelo árbitro de campo. Destas 14 foram alteradas após o juiz ter acesso ao vídeo do lance, contra três que opiniões que foram mantidas. O tempo médio desta revisão foi de 80 segundos.

Conteúdo Patrocinado