Santos arranca empate do Corinthians no fim, mas segue em situação delicada no Paulistão - Gazeta Esportiva
Santos arranca empate do Corinthians no fim, mas segue em situação delicada no Paulistão

Santos arranca empate do Corinthians no fim, mas segue em situação delicada no Paulistão

Gazeta Esportiva

Por Rodrigo Matuck

26/02/2023 às 18:04 • Atualizado: 26/02/2023 às 18:26

Santos, SP

Neste domingo, Santos e Corinthians travaram um clássico quente na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. A partida terminou empatada em 2 a 2. O Timão chegou a ficar na frente duas vezes, com gols de Yuri Alberto e Róger Guedes, mas o Peixe buscou a igualde com Lucas Barbosa e Marcos Leonardo, este já nos acréscimos do segundo tempo.

Com o resultado, o Alvinegro Praiano, que entrou em campo dependo apenas de si para avançar às quartas de final, voltou a se complicar. O clube está na terceira colocação do grupo A, com os mesmos 14 pontos do Botafogo-SP, que está em segundo. Por ter uma vitória a menos, a equipe do técnico Odair Hellmann vai precisar vencer o seu último jogo, contra o Ituano, e torcer por um tropeço da Pantera contra o São Paulo, no próximo domingo.

O Timão, por sua vez, já está classificado. A equipe de Fernando Lázaro lidera o grupo C, com 19 pontos. Na classificação, geral, o time caiu para o quinto lugar.

O Santos volta a campo agora no próximo domingo, às 16 horas (de Brasília), quando encara o Ituano, fora de casa, pela 12ª e última rodada da primeira fase do Estadual. Simultaneamente, o Corinthians recebe o Santo André em Itaquera.




O jogo - Empurrados pela torcida, os mandantes começaram o clássico pressionando. Com três minutos, Marcos Leonardo ganhou de Gil na área e tentou finalizar de bico. No meio do caminho, Bruno Méndez apareceu para interceptar e salvar os visitantes. Aos oito, Lucas Lima cruzou na área, Mendoza subiu mais que a marcação e cabeceou com muito perigo pela direita da meta de Cássio.

Do outro lado, o Timão respondeu aos 15 minutos. Renato Augusto cobrou falta da intermediária, a bola passou por todo mundo e passou raspando a trave. Aos 21, Yuri Alberto teve uma chance de ouro de marcar. Giuliano recebeu ótimo passe de Renato Augusto na entrada da área e serviu o atacante, que bateu em cima de João Paulo.

Instantes depois, o camisa 9 até balançou as redes, mas o gol foi anulado pela arbitragem. Renato Augusto encontrou Du Queiroz livre na ponta direita. O meio-campista cruzou rasteiro para Yuri Alberto, que completou para o fundo da meta. Após revisar o lance no VAR, Edina Alves Batista flagrou uma falta do atacante em Lucas Pires.

Já aos 31, o placar enfim foi inaugurado. Em cobrança de falta para dentro da área, Gil ganhou no alto e desviou para o meio da área. Yuri Alberto apareceu sozinho e testou firme para superar João Paulo. Em um primeiro momento, o tento foi anulado por impedimento. Contudo, após uma longa revisão no VAR, o gol do Corinthians foi confirmado.

O Santos, por sua vez, teve uma boa oportunidade de empatar aos 45. Lucas Lima cobrou escanteio na área, e Maicon apareceu sozinho na pequena área. O zagueiro, no entanto, testou pelo lado.

Já aos 50, quando o primeiro tempo caminhava para o fim, saiu o empate. Lucas Pires fez ótima jogada individual pela esquerda e tocou para Marcos Leonardo, que serviu Lucas Barbosa. O atacante dominou e arriscou de longe. A bola desviou em Gil e surpreendeu Cássio, que não conseguiu evitar a igualdade.

2º tempo

Na volta do intervalo, o Santos tentou partir em busca da virada. Com cinco minutos, Lucas Lima cobrou falta na área, e Joaquim cabeceou na rede pelo lado de fora. Aos 12, Mendoza pegou a sobra na intermediária e soltou uma pancada por cima da meta.

O Corinthians respondeu aos 19 minutos. Giuliano invadiu a área pela direita e soltou uma pancada na rede pelo lado de fora. No lance seguinte, Yuri Alberto ganhou de Joaquim no corpo e obrigou João Paulo a fazer ótima defesa.

Na cobrança de escanteio, Gil desviou e deixou na medida para Róger Guedes, que soltou uma pancada para recolocar os visitantes na frente.

Aos 35, o camisa 10 alvinegro quase marcou mais um. O atacante recebeu pela esquerda, cortou para o meio e bateu colocado para a intervenção de João Paulo.

Do outro lado, o Peixe apresentou muita dificuldade para criar chances. Então, aos 44 minutos, Mendoza foi derrubado pro Maycon, gerando pênalti para os donos da casa. Na cobrança, Marcos Leonardo estufou as redes e deixou tudo igual.

Com o gol, o Alvinegro Praiano partiu com tudo para cima. Aos 47, Ivonei cobrou falta com veneno e carimbou o travessão. Assim, o clássico terminou empatado.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 2 CORINTHIANS


Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 26 de fevereiro de 2023 (domingo)
Horário: às 16 horas (de Brasília)
Árbitra: Edina Alves Batista
Auxiliares: Neuza Ines Back e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
VAR: Adriano de Assis Miranda
Cartões amarelos: Marcos Leonardo, Dodi, Rodrigo Fernández (Santos); Giuliano (Corinthians)
Público: 13.051
Renda: R$ 557.352,50

GOLS: Lucas Barbosa, aos 50 do 1ºT, Marcos Leonardo, aos 45 do 2ºT (Santos); Yuri Alberto, aos 31 do 1ºT, Róger Guedes, aos 21 do 2ºT (Corinthians)

SANTOS: João Paulo; João Lucas, Maicon, Joaquim e Felipe Jonatan; Dodi, Rodrigo Fernández (Balieiro) e Lucas Lima (Ivonei); Lucas Barbosa (Lucas Braga), Mendoza (Rwan) e Marcos Leonardo.
Técnico: Odair Hellmann.

CORINTHIANS: Cássio; Du Queiroz (Balbuena), Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Roni (Fausto), Giuliano (Maycon), Renato Augusto (Paulinho) e Adson (Giovane); Róger Guedes e Yuri Alberto.
Técnico: Fernando Lázaro.

Conteúdo Patrocinado