Futebol/Campeonato Paulista

Equilíbrio em jogo: relembre como foram os últimos Choques-Reis fora da capital

São Paulo , SP
25/01/2020 08:00:33

Em: Campeonato Paulista, Escolha do editor, Futebol, Palmeiras, São Paulo

Palmeiras e São Paulo se enfrentam neste domingo, em Araraquara, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. Mandante do jogo, o Verdão optou por disputar a partida no interior pelo fato de seu estádio, o Allianz Parque, passar por uma reforma para a troca do gramado natural pelo gramado sintético. E, se depender do retrospecto dos Choques-Reis longe da capital, o clássico deste fim de semana promete ser bastante equilibrado.

A última vez que Palmeiras e São Paulo se enfrentaram fora da capital paulista foi no dia 15 de julho de 2012. Na ocasião, o Choque-Rei foi disputado na Arena Barueri, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, e acabou com o empate em 1 a 1.

O duelo marcou as estreias do técnico Ney Franco e do zagueiro Rafael Toloi, que mais tarde se sagrariam campeões da Copa Sul-Americana, último título da história do São Paulo. Luis Fabiano foi quem balançou as redes para o Tricolor no início da etapa inicial. Mazinho empatou para o Palmeiras, já no fim do segundo tempo.

Já a última vez que o Choque-Rei foi disputado fora da Grande São Paulo, ou seja, no interior paulista, a partida foi ainda mais emocionante. Realizado no estádio Eduardo José Farah, o Prudentão, em Presidente Prudente, no dia 26 de fevereiro de 2012, pelo Campeonato Paulista, o clássico entre São Paulo e Palmeiras terminou empatado em 3 a 3.

O duelo no interior paulista contou com Hernan Barcos inspirado. O argentino balançou as redes duas vezes, mas foi Daniel Carvalho quem abriu o placar. O Palmeiras, que começou o jogo melhor, esteve à frente do marcador por três vezes, mas o São Paulo não estava disposto a ceder a vitória ao rival e conseguiu a igualdade no placar na raça, muito graças à boa atuação de Fernandinho, que saiu do campo para fazer a diferença, fazendo o terceiro gol. Cícero e Willian José, de pênalti, também marcaram para o Tricolor.

Vale lembrar que em ambos os Choques-Reis o Palmeiras, como mandante, teve de levar as partidas para longe da capital paulista por conta da reforma de seu estádio, que foi reinaugurado em novembro de 2014. Desde então, o São Paulo jamais venceu o Verdão em sua casa, somando oito derrotas e um empate.