Campeonato Paulista

Jorge Ismael de Biasi | 23/03/2019

Futebol

Arthur estreia e evita derrota do Palmeiras em tarde de Prass quase vilão

Tiago Salazar - Novo Horizonte , SP
23/03/2019 18:57:26 — 24/03/2019 13:04:48

Em: Campeonato Paulista, Escolha do editor, Futebol, Notícias, Palmeiras

O Palmeiras esteve longe de mostrar um futebol vistoso ou agradável na tarde desse sábado, no interior paulista. Lenta e mais uma vez prejudicada pela má fase de Borja, a equipe de Luiz Felipe Scolari arrancou um empate por 1 a 1 no estádio Jorge Ismael de Biasi graças a estrela do estreante Arthur Cabral e de Fernando Prass, grande responsável pelo gol de Cléo Silva, mas também herói na cobrança de pênalti de Murilo no momento em que o Novorizontino já estava à frente no placar e contou com o VAR para ter a oportunidade de ampliar o marcador.

O resultado mantém tudo igual no confronto das quartas de final. Como o gol fora de casa não é critério de desempate no Campeonato Paulista, terça-feira, no Pacaembu, a partir das 21h (de Brasília), os rivais oriundos do Grupo B novamente terão de buscar qualquer vitória simples se quiserem chegar à semifinal. Nova igualdade resultará em disputa de pênaltis.

O primeiro tempo do confronto talvez tenha sido prejudicado pelo forte calor de 30°C. O Palmeiras, claramente superior na individualidade de suas peças, passava a maior parte do tempo com a bola, enquanto os mandantes tentavam não perder a organização na marcação.

A lentidão chamava a atenção. Até mesmo o público não empolgava e tentava se proteger do sol de alguma maneira, a exceção da banda carnavalesca da Garra Tigre.

Faltava inspiração, faltava atitude dos jogadores e principalmente as jogadas coletivas bem executadas. Mas um atleta poderia ter mudado todo esse panorama: Borja.

Com apenas dois minutos de jogo, o centroavante colombiano ficou cara a cara com o gol e chutou em cima de Oliveira, substituto de Vagner, impedido de jogar por ter contrato vinculado ao clube alviverde.

Quando o cronômetro marcou dez minutos, de novo a bola sobrou para Borja, e dessa vez ele tinha ainda mais liberdade, posicionado já dentro da pequena área. O cabeceio, no entanto, saiu torto e fraco, para a revolta dos torcedores palmeirenses.

As oportunidades desperdiçadas por Borja culminaram em uma perda de ritmo que só favoreceu ao Novorizontino. E a tão esperada oportunidade que o time do interior esperava aconteceu aos 37 minutos.

Antônio Carlos errou ao tentar antecipar a marcação. Murilo ficou com a bola e arriscou de longe. Fernando Prass falhou com uma defesa apenas parcial e a Cléo Silva ficou na boa para estufar as redes. Os palmeirenses pediram toque no braço de Murilo, mas não tiveram a concordância do árbitro de vídeo.

A desvantagem parcial no intervalo fez com que Felipão sacasse Scarpa e Borja. Felipe Pires e Arthur Cabral foram para o campo. O centroavante, aliás, para fazer sua estreia com a camisa do Verdão.

A princípio, as mudanças não surtiram efeito. Pior ainda. Com 13 minutos de etapa final, o VAR entrou em ação para analisar um toque de mão de Antônio Carlos dentro da área. Com a indefinição de Thiago Peixoto, Raphael Claus chamou a responsabilidade depois de assistir ao replay e confirmou a penalidade.

Fernando Prass, que havia sido vilão no gol que abriu o placar do confronto, se redimiu ao voar no seu canto direito e espalmar a batida de Murilo.

E como a velha máxima de “quem não faz, toma” insiste no futebol, o castigo ao Tigre não demorou, veio 21 minutos, aliás, período que Arthur Cabral precisou para marcar seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras em um belo giro dentro da área.

Já com Lucas Lima em campo no lugar do apagado Ricardo Goulart e sem o sol para incomodar, a partida novamente caiu de ritmo. É verdade que o jogo ficou mais aberto, algo natural diante do cansaço dos jogadores, mas, nem Novorizontino nem Palmeiras conseguiram produzir algo, além de jogadas oriundas de bola parada.

No fim, pelo desempenho muito abaixo do que pode render e diante do pênalti defendido por Prass, os palmeirenses terminaram o jogo no lucro, cientes de que agora são ainda mais favoritos diante de seu torcedor, na partida de volta. O Tigre saiu de campo aplaudido, mas também consciente de que a sonhada vitória em casa escapou pelos dedos e dificultou o plano de ir à semifinal do Paulistão.

FICHA TÉCNICA
NOVORIZONTINO 1 X 1 PALMEIRAS

Local: Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP)
Data: Sábado, dia 23 de fevereiro de 2019
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Luiz Alberto Andrini Nogueira
VAR: Thiago Duarte Peixoto
Cartão amarelo: Danielzinho (NOV)
Público: 4.014 pagantes / 4.925 total
Renda: R$ 238.210,00

GOLS:
Novorizontino: Cléo Silva, aos 37 minutos do 1T.
Palmeiras: Arthur Cabral, aos 21 minutos do 2T.

NOVORIZONTINO: Oliveira; Lucas Ramon (Dudu Vieira), Everton Sena, Edson Silva e Paulinho; Adilson Goiano, Jean Patrick e Cléo Silva; Murilo (Carlinhos), Danielzinho e Felipe Marques (Elvinho).
Técnico: Roberto Fonseca

PALMEIRAS: Fernando Prass; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luis; Felipe Melo, Bruno Henrique e Ricardo Goulart (Lucas Lima); Gustavo Scarpa (Felipe Pires), Dudu e Borja (Arthur Cabral)
Técnico: Luiz Felipe Scolari




Escalação
Novorizontino

Gol Oliveira


Lat Lucas Ramon


Vol Dudu Vieira


Zag Everton Sena


Zag Édson Silva


Lat Paulinho


Vol Adilson Goiano


Vol Jean Patrick


Mei Danielzinho Sertanejo


Ata Murilo Henrique


Ata Carlinhos


Ata Cléo Silva


Ata Felipe Marques


Mei Elvinho


Tec - Roberto Fonseca
Palmeiras

Fernando Prass Gol


Marcos Rocha Lat


Edu Dracena Zag


Antônio Carlos Zag


Victor Luis Lat


Bruno Henrique Vol


Felipe Melo Vol


Ricardo Goulart Mei


Lucas Lima Mei


Gustavo Scarpa Mei


Felipe Pires Ata


Dudu Ata


Miguel Borja Ata


Arthur Cabral Ata


Luiz Felipe Scolari - Tec

Posse de bola

68%
32%
Corinthians
Santos
999
Corinthians

Passe

999
Santos
999
Corinthians

Finalização

999
Santos
999
Corinthians

Cruzamento

999
Santos
999
Corinthians

Desarme

999
Santos

Faltas

24
COR
×
15
SAN

Impedimentos

24
COR
×
15
SAN

Cartões amarelos

24
COR
×
15
SAN

Cartões vermelhos

24
COR
×
15
SAN

Estatísticas de jogadores

Corinthians

LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner

Santos

LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
Estatísticas de jogadores
Fim

2ºT

FIM DE JOGO! Novorizontino e Palmeiras empatam em 1 a 1 na partida de ida e decidem a classificação na próxima terça! Quem ganhar avança, o empate leva para os pênaltis!
49'

2ºT

Dudu recebe a bola pela esquerda, consegue encontrar espaço para finalizar, Oliveira faz a defesa, cede rebote, mas é nos pés de Édson Silva que faz o corte!
47'

2ºT

Elvinho recebe bola pela esquerda da área, tenta fazer o giro, mas é desarmado por Felipe Melo e o Palmeiras sai jogando
45'

2ºT

Vamos até os 51 minutos nessa segunda etapa!
42'

2ºT

Dudu Vieira
Lucas Ramon
43'

2ºT

Dudu Viera sobe pela direita do campo de ataque, chega até a área, faz o cruzamento por baixo, mas Felipe Melo faz o corte dentro da área
42'

2ºT

POR CIMA!! Lucas Lima bate escanteio pela esquerda, Antônio Carlos tenta a finalização na pequena área, mas a bola sai por cima e vai pela linha de fundo
40'

2ºT

NÃO ENTRA!! Marcos Rocha chega até a linha de fundo pela direita, cruza a bola forte por baixo, chega até Dudu na pequena área, ele fura, a bola sobra pra Arthur Cabral, mas ele é travado e a bola sai por cima!
38'

2ºT

Lucas Lima recebe bola pela esquerda, faz levantamento pro meio buscando Arthur Cabral, mas Édson Silva sobe de cabeça e consegue fazer o corte
36'

2ºT

POR CIMA!! Marcos Rocha chega até a linha de fundo pela direita, faz o cruzamento pro meio da área, mas Dudu não finaliza como queria e manda por cima do gol de Oliveira!
34'

2ºT

Elvinho
Felipe Marques
32'

2ºT

OLIVEIRA!! Antônio Carlos pega sobra pela direita da área, enche o pé na bola, mas Oliveira acerta o canto e consegue fazer a defesa!
31'

2ºT

Paulinho bate falta pela direita do campo de ataque, joga fechado pro meio da área, mas Prass se estica e consegue fazer a defesa!
29'

2ºT

Carlinhos
Murilo Henrique
28'

2ºT

Murilo Henrique tabela com Jean Patrick na entrada da área, mas adianta muito a bola e sai com a bola pela linha de fundo
26'

2ºT

Marcos Rocha pega sobra na entrada da área, arrisca de fora da área, mas a bola pega na defesa e sai em escanteio para o Palmeiras!
24'

2ºT

Lucas Ramon tem a bola pela direita no campo de defesa, tenta escapar em jogada individual, mas sofre falta de Bruno Henrique pelo meio de campo
22'

2ºT

Marcos Rocha faz jogada pela direita, cruza pro meio da área por baixo, Felipe Pires fura, a bola fica nos pés de Arthur Cabral que domina e finaliza no canto esquerdo baixo de Oliveira e manda pro fundo da rede!
21'

2ºT

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!! ARTHUR CABRAL EMPATA PARA O PALMEIRAS!!
19'

2ºT

Lucas Lima
Ricardo Goulart
19'

2ºT

POR CIMA!! Dudu bate falta pela esquerda, manda pro meio da área, Ricardo Goulart sobe de cabeça, mas manda por cima do gol de Oliveira
17'

2ºT

Murilo Henrique tenta tabela com Felipe Marques na entrada da área, se choca com o jogador do Palmeiras, pede falta, mas o árbitro manda seguir!
15'

2ºT

Lucas Ramon joga com Cléo Silva pela direita, ele desvia de cabeça, mas Victor Luis toca a bola pela linha de lado
13'

2ºT

DEFENDEEEEEEU PRASS!! Murilo Henrique bate o pênalti com força no canto direito do goleiro, mas Fernando Prass voa no canto e faz a defesa!!
11'

2ºT

PÊNALTI!! Danielzinho Sertanejo tem a bola pela esquerda da área, tenta o cruzamento, a bola pega no braço de Antônio Carlos dentro da área e o árbitro marca pênalti após revisão do VAR!
09'

2ºT

O jogo é paralisado e o árbitro espera revisão do lance na cabine do VAR
07'

2ºT

Jean Patrick cai no gramado e o jogo é paralisado para atendimento do volante
05'

2ºT

Murilo Henrique recebe a bola na entrada da área, rola pra Felipe Marques na esquerda, mas ele finaliza por cima do gol!
03'

2ºT

Paulinho faz levantamento pra dentro da área, mas Antônio Carlos sobe mais alto e faz o corte!

(Foto: Fernando Dantas/GazetaPress)

01'

2ºT

Felipe Pires
Gustavo Scarpa
01'

2ºT

Arthur Cabral
Miguel Borja
Início

2ºT

COMEÇA A ETAPA FINAL!!
Fim

1ºT

FIM DE PRIMEIRO TEMPO!!
46'

1ºT

Felipe Marques recebe mais uma bola pela esquerda da entrada da área, limpa para a perna direita, finaliza no gol, mas a bola sai à direita do gol!
45'

1ºT

Vamos até os 47 minutos nessa primeira etapa!

(Foto: Fernando Dantas/GazetaPress)

43'

1ºT

UUUUUUUUUUUUH!! Jean Patrick pega sobra na entrada da área, finaliza de primeira, mas a bola sai à direita do gol levando perigo!
41'

1ºT

Paulinho faz lançamento para Murilo Henrique pela esquerda do ataque, ele consegue o dominio, mas Antônio Carlos toca pela linha de lado
39'

1ºT

Murilo Henrique arrisca de longe, Prass faz a defesa, mas cede rebote no meio da área e Cléo SIlva manda pro fundo da rede!
38'

1ºT

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!! CLÉO SILVA ABRE O PLACAR PARA NOVORIZONTINO!
36'

1ºT

Felipe Melo disputa bola pelo meio de campo com Cléo Silva, o árbitro marca falta a favor do Palmeiras, mas mesmo assim o volante sai reclamando
34'

1ºT

Danielzinho Sertanejo tenta jogar pela esquerda do meio de campo, mas Antônio Carlos faz o corte e rasga pela lateral
32'

1ºT

Felipe Melo faz lançamento para Marcos Rocha pela direita do campo de ataque, mas a bola sai em tiro de meta na disputa com Paulinho
30'

1ºT

Cléo Silva recebe boa bola pela direita do campo de ataque, cruza pra dentro da área, mas a bola vai em cima de Marcos Rocha que recua de cabeça para Fernando Prass
28'

1ºT

AMARELO!! Danielzinho Sertanejo mata contra-ataque em cima de Ricardo Goulart pelo meio e recebe amarelo
27'

1ºT

Paulinho chega até a linha de fundo pela esquerda, cruza pro meio da área, mas Victor Luis faz o corte e manda pela lateral
25'

1ºT

Lucas Ramon bate mais lateral direto na área, mas dessa vez é Felipe Melo quem faz o corte pela linha de fundo!
23'

1ºT

Scarpa desce pela esquerda, chega até a linha de fundo, tenta cruzamento pro meio, mas a bola pega em Lucas Ramon e sai em escanteio para o Palmeiras
21'

1ºT

Dudu volta para buscar o jogo, protege a bola e é derrubado pelo meio por Adilson Goiano
19'

1ºT

Felipe Marques recebe a bola pela esquerda da entrada da área, arrisca a finalização de fora, mas a bola sai à direita do gol!
17'

1ºT

Antônio Carlos tenta sair jogando com Scarpa pela direita do campo de ataque, mas o camisa 14 já estava bem marcado e é desarmado
15'

1ºT

Lucas Ramon bate escanteio pela esquerda, manda na pequena área, Fernando Prass sai de soco e acaba recebendo a falta
13'

1ºT

Cléo Silva recebe na entrada da área, carrega a bola, tenta encontra uma opção de passe, mas acaba entregando direto nos pés de Marcos Rocha
11'

1ºT

PRA FORA!! Dudu bate escanteio pela esquerda, Antônio Carlos consegue casquinha na primeira trave, Borja cabeceia na pequena área, mas a bola sai à esquerda do gol!
09'

1ºT

Murilo Henrique tenta puxar contra-ataque pela direita, não encontra opções, tenta inversão de jogo, mas a bola pega no adversário e sai em lateral
07'

1ºT

Paulinho bate falta pela direita da área no campo de ataque, manda fechada pra dentro da área, mas Ricardo Goulart faz o corte de cabeça na primeira trave!
05'

1ºT

Lucas Ramom bate lateral direito pra dentro da área, a bola tem força, mas Edu Dracena faz o recuo de cabeça para Prass!
03'

1ºT

Oliveira cai no gramado e recebe atendimento médico!
02'

1ºT

OLIVEIRA!! Dudu bate lateral rápido para Borja, ele invade pela da área, tenta a finalização na saída do goleiro, mas Oliveira sai bem e faz a defesa!!
01'

1ºT

Paulinho faz o corte pela esquerda do campo de defesa, Felipe Marques tenta escapar pela esquerda, mas a bola sai pela linha de lado
Início

1ºT

COMEÇA A PARTIDA!!
PRÉ-JOGO
PJ
PJ
PJ
PJ
PJ
PJ
PJ

O Tigre também está escalado!

(Foto: Reprodução)

PJ

Teremos VAR nesta tarde!

O famoso VAR estreia hoje no Campeonato Paulista. O árbitro da partida será Raphael Claus, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Luiz Alberto Andrini Nogueira. Thiago Duarte Peixoto será o árbitro de vídeo, auxiliado por Fabricio Porfirio de Moura e Marcio Henrique de Gois

PJ

Desfalque de última hora

Moisés não está no banco de reservas, pois machucou a costela no treino de ontem e não viajou com a delegação

PJ
PJ

Deyverson (lesão muscular na coxa direita), Luan (transição física após estiramento muscular na coxa esquerda), Weverton (seleção brasileira) e Gustavo Gómez (seleção paraguaia) são as baixas do Palmeiras

PJ

O Novorizontino tem duas ausências importantes para o jogo de hoje. Vagner, goleiro, e Matheus Sales, volante, pertencem ao Palmeiras e não podem atuar. 

PJ

Na fase de classificação, o Novorizontino foi derrotado pelo São Paulo (3 a 0), mas venceu Corinthians (1 a 0) e Santos (1 a 0)

(Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

PJ

Juninho, com a camisa 34, e Arthur Cabral, com a 39, são novidades de Luiz Felipe Scolari no banco de reservas. Raphael Veiga e o atacante Carlos Eduardo deixaram a lista de inscritos do Estadual para dar lugar à dupla

(Foto: Fernando Dantas/GazetaPress)

PJ

(Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

(Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

PJ

O Maior Campeão do Brasil está escalado!

 (Foto: Reprodução)

PJ
PJ
PJ
PJ
PJ
PJ
PJ

Boa tarde, amigos da Gazeta Esportiva! A partir de agora, iremos acompanhar tudo que antecede a partida entre Novorizontino e Palmeiras, pelo primeiro duelo das quartas de final do Campeonato Paulista. A bola rola a partir das 17h (de Brasília)