James reencontra Real pela primeira vez desde empréstimo: veja números - Gazeta Esportiva

James reencontra Real pela primeira vez desde empréstimo: veja números

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/04/2018 às 09:30

São Paulo, SP

A Copa do Mundo de 2014 foi o divisor de águas na carreira de James Rodríguez. Depois de se destacar no Mundial, inclusive ganhando o gol mais bonito daquela edição, o colombiano deixou o Monaco rumo ao Real Madrid pelo valor de 75 milhões de euros (cerca de 230 milhões de reais na época).

Em três temporadas defendendo a camisa dos merengues, o camisa 10 conquistou sete títulos no total, sendo duas Liga dos Campeões, dois Mundiais de Clube, um Campeonato Espanhol e duas Supercopas da Europa. Depois de um ótimo desempenho na primeira temporada, James viu seu rendimento cair e começou a perder espaço na equipe e prestígio com a torcida.

Até que em julho de 2017, Real e Bayern de Munique acertaram o empréstimo do jogador por duas temporadas, a pedidos do treinador do clube na ocasião, Carlo Ancelotti. Eles trabalharam juntos na Espanha durante a temporada de estreia de James e a última do italiano, em 2014/15.

E agora, nesta quarta-feira, o colombiano reencontra os blancos pela primeira vez desde a transferência. O palco será a Allianz Arena, que recebe o jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões. Na última temporada, o Real levou a melhor, depois de vencer os bávaros por 2 a 1 fora de casa e 4 a 2 no Bernabéu, nas quartas de final - e se sagraria bicampeão europeu na sequência.

Chegando ao fim da primeira temporada de seu empréstimo, a tendência é que o Bayern exerça o direito de compra sobre o jogador para tê-lo em seu plantel de forma definitiva. Isso porque o desempenho do atual camisa 11 é bastante satisfatório - apesar de ainda distante da primeira temporada com o Real.

Primeira temporada merengue imbatível


Embalado pela boa participação na Copa do Mundo do Brasil, James chegou voando no Real Madrid e logo ocupou a vaga de titular no time de Ancelotti. Além das grande quantidade de partidas disputadas, totalizando 46 - 45 como titular -, o poder de fogo do colombiano estava apurado e ele anotou 17 tentos, além de 18 assistências.

Em comparação com a temporada inaugural pelos bávaros, o quesito que mais se manteve igual foi o das assistências. Com um total de 34 confrontos - 29 como titulares - até agora, James foi garçom por 12 vezes, com média de 0,35 por jogo, enquanto pelos blancos, a média era de 0,39.

No entanto, em termos de gols, o número caiu bastante: foram apenas seis nestes 34 duelos, sendo que ainda faltam três partidas pelo Campeonato Alemão, a final da Copa da Alemanha contra o Eintracht Frankfurt e os dois ou três pela Champions League.

Melhora em relação às últimas temporadas


Apesar dos inícios em cada time diferirem - à favor do desempenho no Real -, o rendimento de James cresceu no Bayern em relação aos últimos anos. O colombiano deixou a Espanha justamente porque vinha tendo atuações fracas, o que não agradava a torcida. Não à toa, o número de jogos disputados caiu consideravelmente e como consequência o número de gols e de assistência também diminuiu.

Na temporada 2015/16, a segunda em Madrid, James esteve presente em 32 jogos, 21 como titular, e marcou apenas oito gols, além de 10 assistências. Na temporada seguinte, foram 33 partidas,  20 nos onze iniciais, anotou 11 tentos e deu 13 assistências.

Algo que se manteve, no entanto, foi a quantidade de vezes em que ele saiu do banco ou foi substituído. Dos 34 jogos, nove ele começou como reserva e foi trocado em 14. Na última campanha pelo Real, James entrou durante a partida em 13 oportunidades e acabou substituído 12 vezes.

Dessa forma, os números do camisa 11 podem até não ser tão expressivos, mas suas atuações vêm sendo fundamentais para a campanha do Bayern. E mesmo tendo chegado ao clube por pedido de Ancelotti, ele continuou tendo seu espaço no time de Jupp Heynckes - e deve seguir desta maneira.

Conteúdo Patrocinado