Após três meses, Grêmio e Inter duelam em fases distintas na Arena - Gazeta Esportiva
Após três meses, Grêmio e Inter duelam em fases distintas na Arena

Após três meses, Grêmio e Inter duelam em fases distintas na Arena

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Vicente Fonseca

08/08/2015 às 20:00 • Atualizado: 09/08/2015 às 09:43

Porto Alegre, RS

Quem quiser dar um exemplo de como o futebol é dinâmico, pode usar o exemplo de Grêmio e Internacional em 2015. Neste domingo, os dois eternos rivais voltam a se encontrar após três meses em um momento completamente diferente do que viviam quando se enfrentaram pela última vez, em maio. Em clima de paz, o Tricolor receberá um rival em momento conturbado na Arena, em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

No dia 3 de maio, na decisão do Campeonato Gaúcho, a vitória do Internacional por 2 a 1 no Beira-Rio não lhe deu apenas o pentacampeonato, como estabelecia o auge da equipe de Diego Aguirre na temporada. Do outro lado, o Grêmio sofria a perda daquela competição que era sua prioridade no primeiro semestre, e vivia os últimos dias sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, que deixou o clube duas semanas depois. Após perder para o Coritiba, o temor de muitos gremistas era ver o time lutando contra o rebaixamento para a segunda divisão.

Mas muita coisa mudou nestes 98 dias desde o último clássico. Hoje comandado por Roger Machado, o Grêmio não chega a estar em sua melhor fase, mas vem a dois pontos do G4 do Brasileirão e está, principalmente, em paz. Algo que tem faltado no Beira-Rio: após a eliminação na Libertadores, o Inter tropeçou em empates preocupantes com Ponte Preta e Chapecoense, os quais mantiveram o time há oito pontos do G4 e causaram a demissão de Aguirre na última quinta-feira.

Roger cogita promover a estreia de Bobô no ataque gremista durante clássico (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Roger cogita promover a estreia de Bobô no ataque gremista durante clássico (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)


Para piorar a situação, o zagueiro Juan revelou, em entrevista coletiva, que os salários do elenco estão atrasados.“Entendemos que o time tem que dar mais, e vamos fazer com que ele dê mais. Os jogadores tem que correr mais, pegar mais… O fato de ele ser interino não interessa. É a camisa do Inter que entra em campo”, afirmou o presidente Vitório Piffero, elogiando o interino Odair Hellmann na coletiva em que explicou a demissão de Aguirre.

Com uma nova cabeça pensante na casamata, a escalação colorada é um completo mistério. Hellmann fechou os treinos para dar maior privacidade ao grupo de atletas. Como o elenco é grande, muitas são as possibilidades de escalação. Se mantiver as ideias de Aguirre, ele tem ao menos duas dúvidas: Geferson ou Ernando na lateral esquerdo e Alex ou D’Alessandro no meio. D’Ale sentiu dores no quadril durante a semana e realizou tratamento, mas sua presença no clássico ainda é incerta.

Do lado gremista, não há uma euforia pela boa campanha. Ao contrário: o Grêmio não vence há três rodadas no Brasileiro, e só marcou um gol nestes jogos. A falta de pontaria preocupa Roger, que vem treinando conclusões frequentemente. Também por conta desta deficiência, o centroavante Bobô pode fazer sua estreia neste domingo.

Com dores no quadril, D'Alessandro é dúvida para Gre-Nal de domingo (Foto: Divulgação/Internacional)
Com dores no quadril, D'Alessandro é dúvida para Gre-Nal de domingo (Foto: Divulgação/Internacional)


O Tricolor terá três retornos importantes no clássico: Marcelo Grohe, Marcelo Oliveira e Giuliano, todos recuperados de lesão. Devem deixar a equipe Tiago, Marcelo Hermes e William Schuster. Suspenso, o volante Walace é o desfalque. Ele será substituído por Edinho. O zagueiro Bressan, que voltou de empréstimo do Flamengo, ainda não deve atuar neste final de semana.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X INTERNACIONAL

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 9 de agosto de 2015, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Dewson Freitas Silva (Fifa-PA)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho van Gasse (ambos Fifa-SP)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano e Douglas; Luan e Pedro Rocha
Técnico: Roger Machado

INTERNACIONAL: Alisson; William, Réver, Juan e Ernando; Rodrigo Dourado, Anderson, Alex (D’Alessandro), Eduardo Sasha e Valdívia; Lisandro López
Técnico: Odair Hellmann

Conteúdo Patrocinado