Ituano opta pela modéstia no Paulistão para crescer no âmbito nacional - Gazeta Esportiva
Ituano opta pela modéstia no Paulistão para crescer no âmbito nacional

Ituano opta pela modéstia no Paulistão para crescer no âmbito nacional

Gazeta Esportiva

Por Arthur Carvalho, especial para a GE.net

30/01/2015 às 22:00

Itu, SP



Desde 2002 na elite paulista, o Ituano é o time do interior mais regular neste sentido, e ampliar esta sequência é a primeira meta do Galo de Itu nesta temporada. Nem mesmo o selo de atual campeão estadual deslumbra o presidente Ricardo Giordani, que traça os objetivos do ano com modéstia em conversa exclusiva com a Gazeta Esportiva.Net.


“O objetivo do Ituano é conseguir a vaga para a Série D. No segundo semestre, se tudo correr como planejado, queremos subir para a Série C”, continua Giordani, esmiuçando o planejamento do Ituano em 2015. “A longo prazo, (queremos) chegar à Série B do Brasileiro, patamar que deixa o clube rentável. É muito importante estar na Série B do Brasileiro para ter calendário, o que facilita a contratação de reforços e a manutenção de patrocinadores”, avalia.


“Essa indefinição influi em relação à contratação de bons jogadores que, em sua maioria, já estão fechados com outros times que já têm calendário anual definido”, completa o presidente, valorizando assim o sonho do acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.


Visando o crescimento no âmbito nacional, o Ituano encara o estadual como o primeiro passo de uma trajetória mais ambiciosa. Com o gestor Juninho Paulista como porta-voz, o Galo de Itu virou sensação do Campeonato Paulista e o título surpreendeu em 2014. Mas a reformulação do elenco torna uma nova taça improvável: apenas quatro dos titulares que jogaram e venceram a final permanecem em Itu.

Presidente traça a vaga na Série D como essencial para a evolução do Ituano no cenário nacional
Presidente traça a vaga na Série D como essencial para a evolução do Ituano no cenário nacional - Credito: Divulgação


O lateral Dick e os meio-campistas Josa, Cristian e Jackson Caucaia são os únicos remanescentes daquela equipe. Segundo o presidente, o desmanche foi inevitável. “As negociações pós-titulo paulista foram naturais. A exposição trouxe interesse de grandes clubes nos jogadores. Mas nenhum dos titulares era do clube e a maioria absoluta tinha contrato só até o final do campeonato”, esclarece, explicando que as saídas pouco renderam aos cofres do Galo de Itu.


Desmontado após o título, o Ituano teve que se desdobrar para ser competitivo na Série D do ano passado. Logo que assumiu, o técnico Tarcísio Pugliese rearranjou o elenco de modo a alcançar as oitavas de final, mas então a equipe caiu a poucos jogos do acesso à Terceira Divisão. O treinador, porém, vê que o elenco evoluiu desde então.


“Chegaram atletas com mais experiência e com mais qualidade em relação ao elenco que tínhamos na Série D. É um campeonato muito mais difícil também, encontramos equipes mais competitivas, então temos que nos preparar melhor”, compara Pugliese, o responsável escolhido por Giordani para devolver o Galo de Itu à divisão nacional.


Para estar na Série D no segundo semestre, o Ituano precisa ser, no Estadual, o clube melhor colocado entre os que não estejam nas três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro. Corinthians, Palmeiras, Ponte Preta, Santos, São Paulo (Série A); Bragantino, Mogi Mirim e Oeste (Série B) e Portuguesa (Série C) não estão na disputa.

Exaltando reforços, Pugliese espera boa campanha no Estadual para que Ituano esteja na Série D do Brasileiro
Exaltando reforços, Pugliese espera boa campanha no Estadual para que Ituano esteja na Série D do Brasileiro - Credito: Fernando Dantas/Gazeta Press

Conteúdo Patrocinado