Catherine Reline vence São Silvestre pela primeira vez e aumenta hegemonia do Quênia - Gazeta Esportiva
Catherine Reline vence São Silvestre pela primeira vez e aumenta hegemonia do Quênia

Catherine Reline vence São Silvestre pela primeira vez e aumenta hegemonia do Quênia

Gazeta Esportiva

Por Rodrigo Matuck

31/12/2022 às 08:39 • Atualizado: 01/01/2023 às 18:32

São Paulo, SP

As quenianas seguem dominando a Corrida Internacional de São Silvestre. Neste sábado, na 97ª edição da prova mais tradicional de atletismo brasileiro e sul-americano, Catherine Reline Amanang Ole cruzou a linha de chagada na primeira colocação, com o tempo de 49min39s, e se consagrou campeã da prova pela primeira vez na carreira.

Com a vitória da atleta de 20 anos, o Quênia aumentou a sua hegemonia na São Silvestre. O pais africano ficou no lugar mais alto do pódio nas últimas seis edições.



Catherine não teve grandes dificuldades para vencer a 97ª edição da prova. Ela assumiu a liderança da corrida ainda na altura do Estádio do Pacaembu e não abaixou o ritmo até finalizar o percurso na Avenida Paulista. As etíopes Wude Ayalew Yimer, com 50min01s, e Kebebush Yisma Ewoldemariam, com 52min57s, completaram a prova.

A melhor brasileira foi Jenifer do Nascimento Silva. A atleta encerrou a São Silvestre na quarta colocação, com o tempo de 54min02s.



Como foi a prova?


Logo na largada, a queniana Vivian Jeftanui Kiplagati abriu vantagem e assim seguiu até a Avenida Dr. Arnaldo, quando Marcela Cristina Gomez Cordeiro assumiu a ponta. A argentina, porém, segurou por pouco tempo a ponta. Na altura do Estádio Pacaembu, começou o domínio de Catherine Reline Amanang Ole e Wude Ayalew Yimer.

A queniana e a etíope se descolocaram do restante das participantes na Avenida Pacaembu e passaram a alternar na liderança da prova feminina.



Já no quilometro 11, na altura do Largo do Paissandu, Catherine disparou de vez na ponta. A vencedora da Telesia Half Marathon, na Itália, deixou a concorrente para trás e não perdeu mais o foco. Mesmo na temida subida da Avenida Brigadeiro Luís Antônio não baixou ritmo.

Assim, a queniana não teve dificuldade para cruzar a linha de chegada na primeira colocação para vencer a 97ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre.

Na segunda colocação, ficou a etíope Wude Ayalew Yimer. A sua conterrânea Kebebush Yisma Ewoldemariam fechou o pódio na terceira colocação.

Na quarta colocação ficou Jenifer do Nascimento Silva, que encerrou o percurso no tempo de 54min03s.


Confira as 10 primeiras colocadas da prova:


1: Catherine Reline (QUE) - 49min39s

2: Wude Ayalew (ETH) - 50min01s

3: Kebebush Yisma (ETH) - 52min57s

4: Jenifer do Nascimento (BRA) - 54min02s

5: Tadesu Tafa (ETH) - 54min24s

6: Vivian Jeftanui (KEN) - 54min32s

7: Mirela Saturnino (BRA) - 55min15s

8: Jessica Ladeira (BRA) - 56min47s

9: Larissa Marcelle (BRA) - 56min50s

10: Nubia de Oliveira (BRA) - 57min08s

Conteúdo Patrocinado