Exposição "As Primeiras Damas do Atletismo Brasileiro" abre neste sábado em Niterói - Gazeta Esportiva
Exposição "As Primeiras Damas do Atletismo Brasileiro" abre neste sábado em Niterói

Exposição "As Primeiras Damas do Atletismo Brasileiro" abre neste sábado em Niterói

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/09/2022 às 12:34 • Atualizado: 29/09/2022 às 12:36

São Paulo, SP

A exposição “As Primeiras Damas do Atletismo Brasileiro”, um vasto material sobre a carreira e o histórico de superação de ex-atletas que marcaram história no esporte nacional, será aberta neste sábado no Espaço Cultural Correios, em Niterói (RJ), e ficará à disposição do público, com entrada gratuita, até o dia 12 de novembro.

A iniciativa é uma homenagem a Eleonora Mendonça, Melânia Luz, Érica Lopes, Silvina Pereira das Graças e Conceição Geremias, todas mulheres de destaque no atletismo, com produção do Instituto Eleonora Mendonça e EntreArte, curadoria de Carlos Bertão, e Design e Iluminação expográfica de Alê Teixeira.

Eleonora, a primeira brasileira a participar de uma maratona olímpica nos Jogos de Los Angeles-1984, foi recordista brasileira de todas as distâncias entre 1.500 metros e 42,195 km, uma pioneira. Ela se empenhou pessoalmente para viabilizar a exposição. Ela organizou as primeiras corridas de rua e a primeira corrida feminina na América Latina. Liderou um movimento de igualdade no esporte. Após 14 anos, em 1976, Eleonora subiu ao pódio da tradicional São Silvestre ao terminar a corrida em 5º lugar.

Também pioneira Melânia Luz foi a primeira atleta negra a integrar uma equipe brasileira olímpica de atletismo nos Jogos de Londres-1948. Participou de seis Campeonatos Sul-Americanos de 1947 a 1958, tendo subido ao pódio em seis eventos. Falecida em 2016, foi recordista sul-americana dos 100 e dos 200 metros.

Érica Lopes Silva passou para a história como Gazela Negra por dominar em seu tempo as provas de velocidade, tendo sido recordista brasileira e sul-americana dos 100 e dos 200 metros, em 1963. Participou dos Jogos Pan-Americanos de 1963, realizados em São Paulo, conquistando a medalha de bronze nos 4x100 metros.

Silvina Pereira também foi recordista sul-americana, sendo a primeira brasileira a ultrapassar barreira dos 6 metros no salto em distância. Foi medalha de prata no Pan-Americano de Cáli-1971 e de bronze no México-1975 – as duas vezes nos 200 metros. Participou ainda dos Jogos Olímpicos de Montreal-1976 nos 200 metros e no salto em distância.

Já Conceição Geremias brilhou nos Jogos Pan-Americanos de Caracas-1983 ao ganhar a medalha de ouro no heptatlo e bater o recorde sul-americano da especialidade. Participou nas Olimpíadas de Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988 e até hoje compete na categoria veteranos. A sua versatilidade era impressionante e disputou provas de 100, 200, 400, 400 com barreiras, 4x100 e 4x400 metros, salto em distância, salto em altura, salto triplo, salto com vara, pentatlo e heptatlo.



Além das peças que serão expostas, a mostra vai apresentar os trabalhos de três artistas plásticos - Camilla Sanpe, Mara da Costa Dutra e Igor Beac - que produziram obras especialmente para o evento para homenagear as damas.

O projeto tem como objetivo, segundo Eleonora Mendonça, resgatar as históricas e brilhantes carreiras das atletas, preservar e divulgá-las. "Conheci algumas das damas como colega de turma na universidade, colegas de equipe no clube e colega na equipe brasileira. Elas e outras foram modelos de perseverança, superação nas minhas primeiras passadas no atletismo", disse. "As suas trajetórias no esporte foram marcadas pelo amor ao atletismo defendendo seja a camisa do clube, da universidade, do estado ou do Brasil. Neste último ano fui conhecendo de primeira mão suas histórias. Elas são heroínas", comentou.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) será representada na abertura da exposição, neste sábado, por Rosângela Santos, atleta olímpica e recordista sul-americana dos 100 metros, e por Robson Maia, presidente da Federação Estadual Rio de Atletismo (FERAT).

A exposição estará aberta de 1º de outubro a 12 de novembro no Espaço Cultural Correios Niterói, que fica na Avenida Visconde de Rio Branco, 481, Centro. Os horários são de segunda a sexta-feira, das 11 às 18 horas, e nos sábados, das 13 às 17 horas, exceto feriados.

Conteúdo Patrocinado