- Gazeta Esportiva Brasil inicia participação no Mundial de Atletismo
Brasil se prepara para estrear no Mundial de Atletismo em Oregon

Brasil se prepara para estrear no Mundial de Atletismo em Oregon

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/07/2022 às 18:35

São Paulo, SP

O 18º Campeonato Mundial de Atletismo começa nesta sexta-feira, em Oregon, nos Estados Unidos, a partir da 13h05 (horário de Brasília), com a qualificação do lançamento do martelo masculino. Logo no primeiro dia de competição, o Brasil terá 20 atletas em ação, em finais, eliminatórias e qualificação.

As três finais programadas para esta sexta-feira são os 20 km marcha atlética feminina (17h10), 20 km marcha masculina (19h10) e o revezamento 4x400 m misto (23h50). Antes da final, o revezamento misto faz a eliminatória, a partir das 15h45.

O Brasil terá 57 atletas na competição, que prossegue até o dia 24, com a participação de 1.900 inscritos, representando 192 países, em 49 especialidades. Fernando Ferreira, do salto em altura, não conseguiu o visto americano a tempo de viajar.

A equipe brasileira terá Viviane Lyra, Caio Bonfim, Matheus Correa e Lucas Mazzo na marcha atlética, que será disputada em um circuito de rua de 1 km, próximo ao Estádio Autzen, que faz parte do complexo esportivo da Universidade do Oregon. Os quatro farão o reconhecimento do percurso nesta quinta-feira.

“Estou pronta para o meu segundo Campeonato Mundial. É uma competição dura, mas vamos com tudo”, comentou Viviane, que chegou terça-feira aos Estados Unidos e já treinou dois dias. A atleta também está inscrita nos 35 km, sua prova preferida, que será na manhã do dia 22.

(Foto: Carol Coelho/CBAt)


Na final masculina, o destaque é Caio Bonfim, medalha de bronze nos 20 km do Mundial de Londres (2017). Considerado o principal atleta de marcha da história no Brasil, ele fez a sua preparação final em um camping na cidade norte-americana de Flagstaff, no Arizona, que fica a mais de 2.000 m de altitude.

"O camping foi muito bom. Conseguimos executar todo o planejamento de treino. E a expectativa é muito boa", comentou Gianetti Sena Bonfim, treinadora e mãe de Caio, que disputará ainda no dia 24 os 35 km. "A lista de participantes da marcha é forte e a competição reúne os melhores de todos os tempos de seus países. Bom saber que estamos entre eles", completou.

Responsável no Mundial também por Matheus Correa e Lucas Mazzo, Gia acredita que possam marchar perto de seus melhores resultados. “Eles estão também em suas melhores formas física e certamente vão representar bem o Brasil”, concluiu.

O treinador-chefe Victor Fernandes comentou sua expectativa sobre o Brasil no Mundial. “Os nossos destaques individuais são o Alison dos Santos, o primeiro no ranking mundial dos 400 m com barreiras, o Thiago Braz, que é o terceiro no salto com vara, o Darlan Romani, que sempre chega forte e venceu o arremesso do peso no Mundial Indoor de Belgrado, em março, e o marchador Caio Bonfim, que tem grande experiência em competições internacionais”, comentou.

“Temos ainda o Rafael Pereira, nos 110 m com barreiras, um menino que chegou agora, mas tem feito grandes resultados em competições importantes. No feminino também vale destacar a Izabela Rodrigues, que foi finalista olímpica do lançamento do disco, e a Viviane Lyra, da marcha”, prosseguiu.

(Foto: Carol Coelho/CBAt)


Além de Caio, Matheus, Lucas e Viviane, da marcha, o Estádio Hayward Field receberá as provas de pista e campo. No primeira dia, Allan Wolski, no grupo B da qualificação do lançamento do martelo; Thiago Moura, no grupo B do salto em altura; Lívia Avancini e Ana Caroline Silva, no arremesso do peso; Samory Uiki, no salto em distância; Mariana Marcelino, no lançamento do martelo; Darlan Romani, Welington Morais e Willian Dourado, no arremesso do peso; Erik Cardoso, Felipe Bardi e Rodrigo do Nascimento, nas eliminatórias dos 100 m, e Douglas Mendes, Tiffani Marinho, Vitor Hugo de Miranda e Tabata Carvalho na eliminatória do 4x400 m misto.

“Vamos ver se melhoramos o recorde sul-americano do Brasil na prova”, disse o treinador Evandro Lazari, referindo-se aos 3:16.12, marca obtida no Mundial de Doha de 2019. Serão duas séries eliminatórias e o Brasil está na segunda. Passam para a final os três primeiros de cada série e os dois melhores tempos no geral.

“A expectativa é muito grande, e não por pressão, com atletas fazendo resultados na hora certa, o que mostra o bom trabalho de todos. Destaco o fato de estarmos bem representados em todos os grupos de provas, o que mostra a diversidade e o trabalho no atletismo brasileiro. Faço um registro especial pelo fato de termos 11 atletas nos lançamentos e arremessos, o que é um crescimento fantástico no Brasil, que há anos não tinha representantes nessas provas”, comentou o presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Motta Campos.

“Também destaco a marcha atlética, muito bem representada. O crescimento em todos os grupos de provas é muito claro”, comentou Wlamir. “É hora de brilhar, de fazer o melhor desempenho e que deem o exemplo às categorias de base que se inspiram nesses atletas. Estou bem confiante de que faremos um Mundial histórico”, acrescentou Wlamir, que acompanhará competição do Brasil.

O diretor executivo da CBAt, Claudio Castilho, é o Secretário Geral da delegação brasileira em Eugene e representará a entidade nas reuniões da World Athletics.

Conteúdo Patrocinado