Pandemia pode gerar prejuízo de 14 bilhões ao futebol mundial, diz Fifa - Gazeta Esportiva
Pandemia pode gerar prejuízo de 14 bilhões ao futebol mundial, diz Fifa

Pandemia pode gerar prejuízo de 14 bilhões ao futebol mundial, diz Fifa

Gazeta Esportiva

Por AFP

16/09/2020 às 11:40

São Paulo, SP

A pandemia de covid-19 pode gerar um prejuízo de  14 bilhões de dólares ao futebol e já levou mais de 150 federações a solicitar a ajuda da Fifa, informou nesta quarta-feira Olli Rehn, vice-presidente do comitê de governança da entidade que rege este esporte.

Entre interrupções no calendário, estádios vazios e perdas de direitos televisivos, esta estimativa "cobre toda a economia do futebol" nas 211 associações filiadas à Fifa, incluindo treinos e categorias inferiores, explicou o finlandês à imprensa.

Sem entrar em detalhes, Rehn especificou que o futebol sul-americano "sofreu bastante" em um continente que foi duramente atingido pela pandemia, embora "em termos absolutos" a Europa tenha sofrido perdas mais substanciais.

"Mais de 150 associações-membro" solicitaram o plano de ajuda anunciado no final de junho pela Fifa, dotado de 1,5 bilhão de dólares em doações e empréstimos, continuou o executivo, que é governador do Banco Central da Finlândia e ex-vice-presidente da Comissão Europeia.



Esta ajuda "não é limitada no tempo" e visa permitir às federações "superar esta crise" a longo prazo, acrescentou Rehn.

“A demanda por doações é muito forte”, superando a dos empréstimos, enquanto a Fifa planeja conceder até 1,5 milhão dólares para cada associação membro e até 2 milhões para cada confederação.

Num estudo publicado no início de julho, a união europeia de clubes ECA estimou o impacto econômico da covid-19 nas receitas dos clubes europeus em 4 bilhões de euros (4,747 bilhões de dólares), calculado para as temporadas 2019-20 e 2020-21.

"Muitos clubes estão colocando sua existência em risco", destacou Andrea Agnelli, presidente da Juventus e da ECA, na semana passada.

Conteúdo Patrocinado