Canadá não enviará atletas para Olimpíadas de Tóquio caso evento deixe de ser adiado - Gazeta Esportiva
Canadá não enviará atletas para Olimpíadas de Tóquio caso evento deixe de ser adiado

Canadá não enviará atletas para Olimpíadas de Tóquio caso evento deixe de ser adiado

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/03/2020 às 10:07

São Paulo, SP

O Canadá é o primeiro país a se retirar oficialmente dos Jogos Olímpicos de Tóquio (Foto: Reprodução/ Twitter)


Nas últimas horas deste domingo, o Comitê Olímpico e Paralímpico do Canadá decidiu que não vai enviar atletas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, inicialmente com início em julho deste ano. A iniciativa se deu em função da pandemia do coronavírus.

O COC e CPC, em conjunto, pediu o adiamento das Olimpíadas para o ano de 2021, como medida preventina. O Canadá é o primeiro país a se retirar o oficialmente do evento. A medida já era cogitada por alguns comitês.

O Comitê Olímpico Internacional anunciou que tomará sua decisão final sobre um possível adiamento do evento dentro de quatro semanas.

Veja a nota emitida pelo Comitê Olímpico do Canadá sobre a retirada dos atletas dos Jogos Olímpicos de Tóquio:
O Comitê Olímpico Canadense (COC) e o Comitê Paralímpico Canadense (CPC), apoiados pelas Comissões dos Atletas, Organizações Nacionais de Esportes e pelo Governo do Canadá, tomaram a decisão difícil de não enviar equipes canadenses aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no verão de 2020.


O COC e o CPC urgentemente pedem ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e à Organização Mundial de Saúde (OMS) que adiem os Jogos por um ano, e oferecemos nosso total apoio em ajudar a navegar todas as complexidades que remarcar os Jogos trará. Apesar de reconhecermos as complexidades inerentes a este adiamento, nada é mais importante que a saúde e segurança dos nossos atletas e da comunidade mundial.





Isto não é somente sobre saúde dos atletas - é sobre saúde pública. Com a COVID-19 e seus riscos associados, não é seguro para nossos atletas, e para a saúde e segurança de suas famílias e à comunidade canadense mais ampla, que atletas continuem treinando para estes Jogos. Aliás, vai contra as orientações de saúde pública que pedimos que todos os canadenses sigam.





O COC e o CPC analisaram a carta e o comunicado enviados pelo COI no domingo. Estamos gratos ao COI por sua garantia que não vai cancelar os Jogos de Tóquio 2020 e apreciamos a importância de acelerar sua tomada de decisão sobre um possível adiamento.





Nós também aplaudimos o COI por reconhecer que assegurar a saúde e bem estar das nações e conter o vírus deve ser nossa prioridade. Estamos no meio de uma crise global de saúde que é muito mais significante que o esporte.





O COC e o CPC gostariam de agradecer aos nossos atletas, parceiros e à comunidade esportiva canadense por sua paciência e por nos emprestar suas vozes nesta época sem precedentes. Nós permanecemos esperançosos que o COI e o IPC vão concordar com a decisão de adiar os Jogos como parte de nossa responsabilidade coletiva de proteger nossas comunidades, e trabalhar para conter a proliferação do vírus.




Conteúdo Patrocinado