Conmebol analisa incidentes em Santiago, mas mantém final da Libertadores na cidade - Gazeta Esportiva
Conmebol analisa incidentes em Santiago, mas mantém final da Libertadores na cidade

Conmebol analisa incidentes em Santiago, mas mantém final da Libertadores na cidade

Gazeta Esportiva

Por AFP

20/10/2019 às 19:01

São Paulo, SP

A final da Copa Libertadores-2019 será disputada pela primeira vez em jogo único no Estádio Nacional de Santiago, no Chile, no dia 23 de novembro, reafirmou neste domingo a Conmebol, entidade que rege o futebol na América do Sul.

Santiago é palco de uma onda de protestos (Foto: Pablo Vera/AFP)


As recentes manifestações violentas na capital chilena, que deixaram até o momento dois mortos e milhares de presos, incentivando o presidente Sebastián Piñeira a decretar toque de recolher desde sábado, colocou em dúvida a realização da final da competição continental, agendada para 23 de novembro.

Mas a Conmebol esclareceu em nota oficial que, por enquanto, não cogita uma mudança de sede ou de data, alertando porém que continuará monitorando a situação em Santiago.

"A Conmebol reafirma seu compromisso de disputar a Final Única da Conmebol Libertadores 2019 na data, local e hora acordados inicialmente", informou a entidade.

Nesta semana serão disputadas as partidas de volta das semifinais da competição em Buenos Aires, entre os argentinos River Plate e Boca Juniors, e no Rio de Janeiro, entre Flamengo e Grêmio.

"A Conmebol se encontra em permanente contato com as autoridades e todas as entidades relacionadas à realização do espetáculo da final única em Santiago. A análise continuará sendo feita e será tomada em conta a segurança dos clubes, jogadores, torcedores e dos meios de comunicações credenciados, para que o único protagonista seja o futebol sul-americano, encontro em que será coroado o novo campeão continental", concluiu.

A final anterior da Libertadores, em dezembro de 2018 entre River Plate e Boca Juniors -à época ainda disputada em dois jogos-, sofreu dois adiamentos, primeiro por fortes chuvas que assolaram Buenos Aires e em seguida devido a incidentes violentos de torcedores organizados no estádio Monumental, motivando a Conmebol a levar o jogo decisivo para Madri, onde o River venceu por 3 a 1.

Conteúdo Patrocinado