Time de Loss muda pouco nas estatísticas em relação ao de Carille - Gazeta Esportiva
Time de Loss muda pouco nas estatísticas em relação ao de Carille

Time de Loss muda pouco nas estatísticas em relação ao de Carille

Gazeta Esportiva

Por Redação

28/05/2018 às 14:20 • Atualizado: 28/05/2018 às 18:28

São Paulo, SP

Numericamente, a diferença entre Carille e Loss são pequenas (FOTO: RODRIGO GAZZANEL / AGENCIA CORINTHIANS)


Desde que Fábio Carille deixou o comando técnico do Corinthians e o Osmar Loss assumiu a função foram apenas duas partidas. Apesar do pequeno números de jogos sob o comando do novo treinador, a equipe vem de dois tropeços na sequência e começa a preocupar o torcedor. No entanto, no que depender de uma comparação estatística da equipe do ex-comandante em relação a que se apresentou nas duas partidas sob o comando de seu novo treinador as mudanças não são tão diferentes assim.

Sem alteração nenhuma nas escalações e na maneira de jogar do Corinthians, o trabalho de Osmar Loss no comando do Timão começou com uma derrota de 1 a 0 para o Millionarios-COL na última partida de fase de grupos da Copa Libertadores, em que o Corinthians já estava classificado para a próxima fase. Pelo Campeonato Brasileiro, o treinador estreou no duelo contra o Internacional, fora de casa, no Beira-Rio e acabou sendo superado por 2 a 1.

Apesar dos resultados ruins, uma comparação estatística dos dois jogos do novo técnico no banco de reservas contra os confrontos em que Fábio Carille estava a frente do banco mostra que não tiveram grandes mudanças assim na equipe. As pequenas alterações apontadas pela comparação se deve muito pela característica das partidas em que treinou a equipe.




Nesses dois jogos, a equipe de Loss teve uma pequena diminuição na posse de bola do que a apresentava com Carille, chutou um pouco mais a gol, concedeu menos chutes ao adversário, apesar de sofrer mais gols. Além disso, a equipe cruzou menos bola na área e realizou mais lançamentos do que a equipe do antigo treinador. Em compensação, a equipe agora tem sido menos faltosa do que a anterior.

Destas pequenas diferenças estatísticas algumas devem ser mais representativas do que outras para analisar o momento da equipe. O fato de ter uma menor posse de bola, por exemplo, passa muito pelo fato de ter enfrentado o Inter fora de casa e marcado o gol logo nos primeiro lances, o que acabou fazendo com que os gaúchos pressionassem mais e o time paulista ficasse mais retraído.

A diferença nos chutes realizados também é explicado pela condição dos jogos de Loss no comando. O fato de finalizar mais se deve muito a partida do último meio de semana, quando o Corinthians pressionou em busca do empate contra o Millionarios. Na ocasião, foram 20 chutes corintianos.

Destes dados, os mais preocupantes é dos gols tomados. Conhecido por ser uma equipe que sofre pouco defensivamente, o Corinthians de Loss sofreu três gols nos dois jogos apresentando uma média de um gol e meio sofrido por partida, contra 0,66 do último treinador. Apesar de não poder ser responsabilizado por nenhum dos gols sofridos, vale lembrar que Walter vem substituindo o goleiro Cássio, que irá representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Para melhorar essas estatísticas, Osmar Loss já pensa no próximo jogo do Corithians pelo Brasileirão, quando a equipe encara o América-MG, na Arena Corinthians, às 18h (de Brasília) da próxima quinta-feira.

Conteúdo Patrocinado