São Paulo agora soma 11 expulsões nos últimos 12 jogos da Conmebol - Gazeta Esportiva
São Paulo agora soma 11 expulsões nos últimos 12 jogos da Conmebol

São Paulo agora soma 11 expulsões nos últimos 12 jogos da Conmebol

Gazeta Esportiva

Por Tiago Salazar e José Victor Ligero

10/05/2018 às 09:00 • Atualizado: 10/05/2018 às 09:59

São Paulo, SP

O torcedor do São Paulo pode não estar 100% satisfeito com o time nessa temporada, mas ao menos nessa quarta-feira ganhou um alento com a classificação da equipe à segunda fase da Copa Sul-Americana. A vitória por 1 a 0 em cima do Rosario Central resgatou das arquibancadas até o grito de “time de guerreiros”. Isso muito pelo fato do tricolor ter terminado o confronto com dois jogadores a menos.

Já nos acréscimos, Christian Cueva e Petros receberam cartões vermelhos e mantiveram uma curiosa sina do clube. Agora, são 11 expulsões nos últimos 12 jogos do São Paulo em torneios da Conmebol. Dessa série, em quatro confrontos o tricolor conseguiu terminar com todos os jogadores em campo, ou seja, as 11 expulsões estão distribuídas em apenas oito partidas.

Desde o duelo com o River Plate, no Morumbi, pela fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2016, o Tricolor Paulista só não teve pelo menos um jogador expulso nas vitórias sobre Toluca e Atlético-MG, em casa, por 4 a 0 e 1 a 0, respectivamente, e na derrota para o mesmo Galo, em Minas, por 2 a 1. Todos em confrontos pela Libertadores de 2016. Pela Copa Sul-Americana, o time passou ileso do cartão vermelho no empate por 1 a 1, no Morumbi, com o Defensa y Justicia, ano passado.

“O Lugano falou antes do jogo que era para a gente terminar com os 11 em campo. Ainda assim tivemos duas expulsões. Mas é assim mesmo, eles catimbam, é difícil. É trabalhar para ter mais maturidade para terminar com 11”, comentou Sidão, após a confirmação da vaga nessa quarta.

“O jogo foi mudando. Começamos bem, primeiros 20, 25 minutos tivemos chances de fazer gol, mas não conseguimos. O Rosário começou a crescer também. Foi um jogo um pouco complicado, mas tínhamos que passar de qualquer jeito e conseguimos. O que aconteceu no final, os jogadores ficaram nervosos, não deveria ter acontecido”, minimizou Diego Aguirre”.




A curiosidade é que Rodrigo Caio foi o único jogador dessa série a ser expulso ainda no primeiro tempo. Todas os outros dez que receberam o cartão vermelho duraram pelo menos até os 27 minutos da etapa final de seus jogos.

Tudo começou quando João Schmidt teve de ir para o vestiário mais cedo, aos 43 minutos do segundo tempo, durante o triunfo são-paulino sobre o River Plate no Morumbi, por 2 a 1, em 13 de abril de 2016. Essa ficou na conta do árbitro uruguaio Andrés Cunha.

Oito dias depois, Denis e Calleri foram expulsos nos acréscimos do duelo com o The Strongest, no estádio Hernando Siles, em La Paz, em jogo que confirmou a classificação tricolor às oitavas de final graças a um empate por 1 a 1. O árbitro era o chileno Roberto Tobar.

Já pelo mata-mata da Libertadores daquele ano, o São Paulo avançou, mas perdeu para o Toluca por 3 a 1 no estádio Nemesio Díez, no México, e teve Centurión expulso nos acréscimos da etapa final pelo árbitro colombiano Wilson Lamouroux.

Pelas semifinais, foi a vez de Maicon ser o vilão. Na ocasião, o zagueiro tricolor recebeu cartão vermelho aos 27 do segundo tempo da partida contra o Nacional de Medellín e acabou colaborando para a vitória dos visitantes por 2 a 0 no Morumbi. O argentino Mauro Vigliano apitou aquele jogo.

No reencontro, no estádio Atanasio Girardot, na Colômbia, novo revés, dessa vez por 2 a 1, mas com muita reclamação por parte do time brasileiro, que acabou tendo Lugano e Wesley expulsos aos 35 minutos do segundo tempo pelo chileno Patricio Polic.

Fora da Libertadores em 2017, o São Paulo disputou a Copa Sul-Americana, e caiu logo na primeira fase para o modesto Defensa y Justicia, em um vexame histórico. No primeiro embate entre as equipes, no estádio argentino Néstor Díaz Pérez, Buffarini deixou o tricolor com um jogador a menos aos 30 minutos do segundo tempo, depois de ser advertido pelo árbitro venezuelano Jesús Valenzuela.

Nessa quarta, foi a vez de Cueva e Petros, um aos 45 e o outro aos 48 minutos do segundo tempo, perderem a razão durante o triunfo com o Rosario Central, pela primeira fase da Copa Sul-Americana.

Das oito partidas citadas em que acabou tendo um jogador expulso, o São Paulo só venceu duas. Empatou três e foi derrotado em outras três.



 

Conteúdo Patrocinado