Wada elogia "posição forte" do COI por tirar Rússia dos Jogos de Inverno - Gazeta Esportiva
Wada elogia "posição forte" do COI por tirar Rússia dos Jogos de Inverno

Wada elogia "posição forte" do COI por tirar Rússia dos Jogos de Inverno

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/12/2017 às 12:26

São Paulo, SP

A Wada (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês) elogiou a decisão tomada pelo Comitê Olímpico Internacional, que baniu a Rússia dos Jogos de Inverno, em PyeongChang, em 2018, por conta dos escândalos de doping envolvendo a nação.

Em nota oficial publicada em seu site, o órgão citou "a posição forte" da entidade que comanda o esporte olímpico mundial, na luta contra o doping sistemático praticado no país.

Thomas Bach é o presidente do COI (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)


"Para assegurar o equilíbrio em PyeongChang, a Wada também ressalta a importância de uma análise criteriosa para a aceitação de atletas russos não envolvidos com doping, e que podem participar sob bandeira neutra", diz outro trecho do comunicado, lembrando que alguns esportistas poderão ir à Coreia do Sul, mas sem representarem o país.

Além da proibição, outras punições também foram dadas. Vitaly Mutko, ex-ministro dos Esportes, e seu vice, Yuri Nagornykh, foram banidos e não poderão participar, de forma alguma, das próximas Olimpíadas.

Caso os russos cumpram as exigências necessárias, a suspensão pode ser parcialmente retirada, mas isso seria válido somente para a cerimônia de encerramento dos Jogos de Inverno, que acontecem entre 9 e 25 de fevereiro do próximo ano.

Conteúdo Patrocinado