Vettel troca pneus e bate Hamilton no primeiro treino livre no Japão - Gazeta Esportiva
Vettel troca pneus e bate Hamilton no primeiro treino livre no Japão

Vettel troca pneus e bate Hamilton no primeiro treino livre no Japão

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/10/2017 às 00:16 • Atualizado: 06/10/2017 às 00:51

São Paulo, SP

Sebastian Vettel parece realmente disposto a recuperar o prejuízo sofrido nas últimas duas etapas da Fórmula 1. No primeiro treino livre para o Grande Prêmio do Japão, que aconteceu na noite desta quinta-feira, o alemão da Ferrari anotou o melhor tempo, cruzando a linha de chegada em 1min29s116 após, já no fim da sessão, optar por ir à pista com pneus supermacios. Lewis Hamilton, líder do campeonato, ficou como o segundo mais rápido em Suzuka, cravando 1min29s377.

Lewis Hamilton dominou grande parte do primeiro treino livre desta quinta-feira. Depois de levar a melhor sobre o rival ferrarista nas últimas quatro etapas do ano (Bélgica, Itália, Cingapura e Malásia), o tricampeão mundial novamente mostrou boa vantagem frente à escuderia italiana, porém, viu Sebastian Vettel, debaixo de leve chuva, trocar os compostos macios por supermacios e, enfim, bater a sua marca.

O principal destaque da sessão foi o acidente envolvendo o espanhol Carlos Sainz. O piloto da Toro Rosso, equipe satélite da Red Bull. acabou excedendo o limite da pista, passou sobre a grama com o carro e perdeu o controle, indo parar na barreira de pneus e forçando a bandeira vermelha, que significa paralisação do treino. Posteriormente, a prática foi retomada.


A Red Bull também saiu da pista nesta quinta-feira com bons resultados. Depois de subir ao lugar mais alto do pódio na Malásia com o jovem Max Verstappen, desta vez a equipe austríaca contou com um ótimo desempenho do australiano Daniel Ricciardo, que encerrou a sessão como o terceiro piloto mais rápido graças à sua volta completada em 1min29s541. O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, fechou a segunda fila cravando 1min29s638.

Companheiro de Hamilton na Mercedes, Valtteri Bottas fez apenas o quinto melhor tempo (1min30s151)  e não conseguiu tirar o máximo de seu carro na primeira prática em Suzuka. Com os ruins resultados recentes da Ferrari, o piloto finlandês espera terminar o GP do Japão ao menos com um pódio, uma vez que está em terceiro lugar no campeonato, com 222 pontos, 25 a menos que Vettel, e corre por fora na briga pelo título mundial. Verstappen, por sua vez, com 1min30s762, ficou logo atrás de Bottas.

Já o brasileiro Felipe Massa segue sendo coadjuvante no grid. O piloto da Williams teve de se contentar com a 16º tempo, cruzando a linha de chegada em 1min31s912 e ficando atrás até mesmo de Fernando Alonso, que mesmo sofrendo com o desempenho de sua McLaren nas pistas conseguiu encerrar a sessão como o 12º mais rápido (1min31s235).

Os pilotos voltam a entrar em ação no traçado de Suzuka na madrugada desta sexta-feira, às 2h (de Brasília), para o segundo treino livre do dia. No sábado, eles ainda terão mais uma sessão, 00h, antes do treino classificatório, marcado para às 3h. O Grande Prêmio do Japão acontece neste domingo, 2h.

Conteúdo Patrocinado