Federação de Halterofilismo proíbe atletas russos de participarem dos Jogos - Gazeta Esportiva
Federação de Halterofilismo proíbe atletas russos de participarem dos Jogos

Federação de Halterofilismo proíbe atletas russos de participarem dos Jogos

Gazeta Esportiva

Por Redação

29/07/2016 às 15:17

São Paulo, SP

Tatiana Kishirina seria uma das representantes russas, mas foi punida pelo próprio Comitê Russo (Foto: Bertrand Guay/AFP)
Tatiana Kishirina seria uma das representantes russas, mas foi punida pelo próprio Comitê Olímpico Russo (Foto: Bertrand Guay/AFP)


A Federação Internacional de Halterofilismo anunciou, nesta sexta-feira, a proibição dos atletas russos da modalidade de disputarem as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Por conta dos recorrentes casos de doping no país, a entidade decidiu impedir a participação de competidores da nação.

A IWF (sigla em inglês) afirmou que utilizou as recomendações feitas pelo professor Richard McLaren, sobre a situação dos atletas do país. A Federação afirmou estar decepcionada e chocada pelos resultados do estudo referente aos levantadores de peso russos.

A Rússia tinha oito competidores inscritos na competição. Duas atletas, Tatiana Kashirina e Anastasiia Romanova, já haviam sido retiradas pelo próprio Comitê Olímpico Russo. Outros quatro foram impedidos de vir ao Rio por uma determinação anterior da Federação Internacional de Halterofilismo.

Ainda segundo a IWF, as vagas deixadas pelos russos serão ocupadas por atletas de Bélgica, Croácia, El Salvador, Sérvia e Mongólia, no masculino, e por competidoras de Albânia, Geórgia e Moldávia, entre as mulheres.

Conteúdo Patrocinado