Melhor batedor de faltas da Europa diz que Juninho foi seu "professor" - Gazeta Esportiva
Melhor batedor de faltas da Europa diz que Juninho foi seu "professor"

Melhor batedor de faltas da Europa diz que Juninho foi seu "professor"

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/10/2015 às 15:57

São Paulo, SP

Roma's midfielder from Bosnia-Herzegovina Miralem Pjanic celebrates after scoring during the Italian Serie A football match AS Roma vs Empoli at the Olympic stadium on October 17, 2015 in Rome.  AFP PHOTO / FILIPPO MONTEFORTE
Pjanic é o melhor cobrador de faltas da Europa nesta temporada (Foto: AFP/Filippo Monteforte)


No último sábado, a Roma vinha encontrando dificuldades para furar o bloqueio imposto pelo Empoli, no Stadio Olimpico, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Italiano. Isso até os dez minutos do segundo tempo, quando o bósnio Miralem Janic cobrou fata com perfeição, no ângulo e abriu caminho para a vitória da equipe da capital por 3 a 1.

Com mais uma pintura, o camisa 15 alcançou a marca de melhor batedor de faltas da Europa. Foi o terceiro gol do meia apenas neste início de temporada – a melhor marca de todas as cinco maiores ligas europeias (Campeonato Italiano, Inglês, Alemão, Francês e Espanhol).

Após converter a décima falta desde que chegou ao Stadio Olímpico, Pjanic revelou que o segredo de sua técnica vem dos tempos em que atuava na França, logo após ter se transferido do Metz para o Lyon que, à época, era a grande força da Ligue 1. Lá, o bósnio conheceu o brasileiro Juninho Pernambucano, a quem o meia diz ter se inspirado e aprendido a bater na bola com precisão.

“Meu professor foi o Juninho, mas as cobranças dele eram diferentes das minhas. Ele fazia a bola dançar no ar, igual as faltas do Pirlo”, disse o jogador de 25 anos.

“Eu sempre pratico as cobranças de falta no treino para melhorar a minha precisão. Eu nunca foco na trajetória da bola, porque assim posso acertar as cobranças de diferentes locais do campo”.

Desde que chegou à Série A, quatro anos atrás, somente Pirlo fez mais gols de falta que Pjanic no mesmo período, com o craque italiano tendo balançado as redes em 12 oportunidades, contra 10 do bósnio. Mesmo assim, o meia da Roma tem um aproveitamento melhor, visto que, quando Francesco Totti está em campo, Pjanic costuma deixar as cobranças para o veterano.

Neste ano, na cola de Pjanic estão o brasileiro Willian, do Chelsea, e Christian Eriksen, do Tottenham, que tem dois gols cada.

Conteúdo Patrocinado