Há 100 anos, Palestra Itália estreou no Parque Antarctica com goleada - Gazeta Esportiva
Há 100 anos, Palestra Itália estreou no Parque Antarctica com goleada

Há 100 anos, Palestra Itália estreou no Parque Antarctica com goleada

Gazeta Esportiva

Por Bruno Ceccon

21/04/2017 às 09:00 • Atualizado: 21/04/2017 às 17:20

São Paulo, SP

Fachada do antigo Parque Antarctica no começo dos anos 1920 (Foto: Divulgação)


O Palestra Itália disputou sua primeira partida no antigo campo do Parque Antarctica há exatos 100 anos. A goleada por 5 a 1 sobre o extinto Internacional, alcançada no dia 21 de abril de 1917, marcou o início da relação do clube com o estádio.

Fundado em agosto de 1914, o Palestra Itália estreou em campeonatos oficiais apenas em 1916 e ainda dava seus primeiros passos. Em busca de um local para se estabelecer, o clube passou por campos na Vila Mariana e no Bosque da Saúde, mas não criou raízes.

Na época, o Parque Antarctica, construído pela Companhia Antarctica Paulista para o lazer de seus funcionários, era uma das principais praças esportivas de São Paulo. No local, o Mackenzie College venceu o Germânia no jogo de abertura do Campeonato Paulista 1902, primeiro torneio de futebol oficial da história do Brasil.

Em um espaço de 300 mil metros quadrados, o Parque Antarctica contava com lago, parque infantil, restaurantes, choperia e local para bailes, além do gramado de futebol, modalidade em crescimento na capital paulista. Nos primeiros anos do século passado, a empresa alugava o campo para diferentes times.

O Germânia, clube de origem alemã, arrendou o Parque Antárctica e passou a mandar seus jogos no local. Com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a agremiação fundada por imigrantes europeus (atual Esporte Clube Pinheiros) perdeu força e repassou o contrato de locação para o extinto América.




Em situação financeira delicada, o América, clube fundado pelo ex-zagueiro Belfort Duarte, passou a sublocar o campo do Parque Antárctica para outras equipes, entre elas o Palestra Itália. Pelo acordo, o jovem clube poderia utilizar o espaço apenas às terças, quintas, sábados e domingos, somente durante a tarde.

Há 100 anos, dirigidos pelo ex-presidente Ludovico Bacchiani, Flosi, Bianco, Grimaldi, Bertolini, Picagli, Arturo Fabbi, Caetano, Ministro, Heitor, Orlando e Martinelli representaram o Palestra Itália no primeiro jogo do clube no Parque Antárctica, válido pelo Campeonato Paulista. Heitor (4) e Caetano marcaram contra o Internacional, enquanto Cruz descontou.

Reforçado por jogadores da várzea da Lapa, especialmente do Ruggerone, o Palestra Itália perdeu apenas uma partida no Campeonato Paulista 1917 (diante da Associação Atlética das Palmeiras) e acabou como vice-campeão, atrás do poderoso Paulistano. Em 6 de maio, no Parque Antárctica, ganhou por 3 a 0 seu primeiro jogo contra o Corinthians.

A busca por uma casa própria, no entanto, seguia. “Clubes menores possuem um campo. Temos que achar uma casa. Não é qualquer terreno que nos agrada, pois a grandeza da comunidade italiana e de nossos torcedores não concordaria. Um estádio moderno é o desejo de todo palestrino”, disse o então presidente Menotti Falchi ao jornal Fanfulla em fevereiro de 1920.

Por 500 contos de réis, uma fortuna na época, o Palestra Itália oficializou a compra do campo de futebol e de grande parte do terreno do Parque Antarctica em abril de 1920. Para adquirir o local em definitivo, em uma operação conhecida como “Loucura do Século”, o clube contou com respaldo da Companhia Matarazzo.

O antigo Parque Antárctica foi transformado em uma moderna arena (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


Já como proprietária do local, a agremiação criada por imigrantes europeus promoveu uma profunda reforma e inaugurou o “Stadium Palestra Italia” em 1933. Em 1964, rebatizado como Sociedade Esportiva Palmeiras, o clube estreou o Jardim Suspenso, com o campo elevado.

Sede da conquista da Copa Libertadores 1999, o antigo estádio viu títulos paulistas, da Copa Mercosul e do Torneio Rio-São Paulo, além de uma histórica goleada por 8 a 0 sobre o rival Corinthians, aplicada em 1933. O estádio foi fechado em 2010 e, após profunda reforma, reaberto com status de arena em 2014.

Às 19 horas (de Brasília) de sábado, pela semifinal do Campeonato Paulista, o Palmeiras recebe a Ponte Preta. Cem anos depois, a goleada aplicada por Heitor e seus companheiros sobre o Internacional no antigo Parque Antarctica, válida pelo mesmo torneio, pode servir de inspiração para os pupilos de Eduardo Baptista, derrotados por 3 a 0 em Campinas.

Conteúdo Patrocinado